Publicado em Segunda - 15 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ Sesp-MT

MEIO AMBIENTE Ação integrada das forças de segurança estaduais e federais desmonta garimpo ilegal em terras indígenas

A operação integrada Ouro Viciado, realizada no domingo (14.04) por agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária(PRF), Exército, Funai, Força Nacional, e equipes da unidades estaduais Gefron e Ciopaer, desmontou um garimpo ilegal na terra indígena Sararé, município de Pontes e Lacerda

Leia mais...

@ symbiosis/Divulgação
@ symbiosis/Divulgação

MEIO AMBIENTE Brasil deve recuperar 25 milhões de hectares de vegetação nativa

Publicado em Segunda - 15 de Abril de 2024

Dia Nacional de Conservação do Solo - o Brasil tem pouco a celebrar, já que não avançou no compromisso assumido internacionalmente de recuperar 12 milhões de hectares de vegetação nativa. Dados da plataforma do Observatório da Restauração e do Reflorestamento apontam que o país possui hoje pouco mais de 79 mil hectares da sua cobertura vegetal original recuperada.

Leia mais...
Foto: Mayke Toscano - Secom MT
Foto: Mayke Toscano - Secom MT

MEIO AMBIENTE Produtores rurais já podem aderir ao programa Todos pelo Araguaia

Publicado em Domingo - 14 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) lançou, nesta semana, o primeiro lote do programa “Todos pelo Araguaia”, a maior iniciativa de revitalização de bacia hidrográfica em execução no mundo.

Todos os produtores rurais dos 12 municípios que integram a área de abrangência do programa podem realizar a adesão, de forma gratuita, e passar a receber o apoio do Governo de Mato Grosso e demais instituições que o compõem.

O objetivo central da ação é a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Araguaia, que percorre os estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Pará, com a restauração de 10 mil hectares no bioma Cerrado, sendo cinco mil somente em Mato Grosso.

Leia mais...
Foto: Christiano Antonucci/Secom
Foto: Christiano Antonucci/Secom

GERAL Inscrições para projetos sociais do Corpo de Bombeiros começam nesta segunda-feira

Publicado em Domingo - 14 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ CBMMT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) abre, nesta segunda-feira (15.04), as inscrições para a participação de crianças e adolescentes nos projetos sociais Bombeiros do Futuro, Musicalizar e Karabom. Os interessados têm até o dia 5 de maio para se inscrever (clique aqui). Ao todo, foram disponibilizadas 475 vagas.

Leia mais...

POLÍCIA Polícia Civil aumenta em 62% número de operações e foca atuação na descapitalização de grupos criminosos

Publicado em Domingo - 14 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ PJC-MT

A investigação qualificada, com as análises financeiras, tem surtido os resultados que apresentamos à sociedade, com operações que apreenderam centenas de bens e bloqueio de milhões de reais em contas bancárias dos alvos investigados além das prisões.

Leia mais...
@ Antônio Cruz / Agência Brasil
@ Antônio Cruz / Agência Brasil

SEGURANÇA Entenda em quais casos a saidinha de presos fica permitida ou proibida

Publicado em Sábado - 13 de Abril de 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com vetos a lei aprovada pelo Congresso para restringir a chamada “saidinha” dos presos em regime semiaberto, que têm o direito de cinco saídas anuais, incluindo para visita a familiares.

Leia mais...
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

POLÍTICA Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento/MT dá inicio ao processo de Construção da Agência Municipal de Trânsito

Publicado em Sábado - 13 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ Ascom Pref Livramento-MT

Nos próximos dias, a Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento dará início às tratativas para a construção da tão aguardada agência municipal de trânsito. O projeto, autorizado pela Câmara de Vereadores do município, está prestes a se tornar realidade com a destinação de recursos e a seleção da empresa responsável pela construção.

A pedido do Poder Executivo, a Câmara de Vereadores aprovou o remanejamento de R$ 364.214,07 no orçamento vigente, totalizando um investimento inicial de R$ 764.500 para a primeira etapa da obra. A secretária municipal de Administração e Planejamento, Leonildes Benevides, afirmou que nos próximos dias será gerado o contrato para que a empresa escolhida, a Attrio Engenharia e Construções Ltda, possa iniciar a obra.

Leia mais...

GERAL Policiais militares salvam recém-nascida que estava engasgada com leite materno

Publicado em Sábado - 13 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ PM-MT

Policiais militares do 11º Batalhão salvaram, na noite desta sexta-feira (12.04), uma recém-nascida de apenas três dias de vida que estava engasgada com leite materno, em uma residência no bairro Jardim da Oliveiras II, no município de Sinop (480 km de Cuiabá).

Leia mais...
Foto: Dayanne Santana/Seplag-MT
Foto: Dayanne Santana/Seplag-MT

GERAL Inscrições para Programa de Residência Técnica encerram no dia 16 abril

Publicado em Sábado - 13 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ Seplag-MT

As inscrições para formação de cadastro de reserva do Programa de Residência Técnica encerram na terça-feira (16.04). O programa é gerido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). As inscrições podem ser feitas no link seletivo.seplag.mt.gov.br e não há cobrança de taxa.

Leia mais...
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

SAÚDE Campanha de vacinação contra Influenza em Mato Grosso será realizada no dia 20 de abril

Publicado em Sábado - 13 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizará o Dia D da campanha de vacinação contra a Influenza em Mato Grosso no próximo sábado, 20 de abril. Coordenada pela SES e executada pelos municípios, a ação tem o objetivo mobilizar a população mato-grossense contra a propagação do vírus da Influenza.

Leia mais...