Publicado em Quarta - 22 de Maio de 2024

Geral DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM 2024

“A humanidade precisa sair do déficit ecológico e voltar ao superávit ambiental, resgatando as reservas naturais, para o bem de todos os seres vivos da Terra, pois o ecocídio significará também um suicídio para a humanidade” José Eustáquio Diniz Alves, Ecodebate, 10/07/2017.

Desde 1994, portanto há 30 anos, inicialmente em apenas alguns países e, atualmente, em, praticamente, todos os países, a questão da RECICLAGEM passou a fazer parte da AGENDA AMBIENTAL ou ECOLÓGICA.

Leia mais...

Geral A Criação do SUS para Animais de Estimação: Uma Necessidade Urgente no Brasil

Publicado em Quarta - 22 de Maio de 2024

A discussão sobre a criação de um Sistema Único de Saúde (SUS) para animais de estimação e de pequenos produtores rurais é urgente e necessária. Atualmente, muitas famílias e pequenos produtores enfrentam enormes dificuldades para acessar serviços veterinários devido aos altos custos envolvidos. Este artigo critica a falta de hospitais veterinários públicos e gratuitos e defende a implementação de uma rede nacional de atendimento veterinário similar ao SUS humano.

Leia mais...

Geral AS ÁREAS ÚMIDAS E A ECOLOGIA INTEGRAL

Publicado em Quinta - 01 de Fevereiro de 2024

Em 02 de Fevereiro é “comemorado”, “celebrado” em 172 países, O DIA MUNDIAL DAS ÁREAS ÚMIDAS, sobre este tema precisamos refletir de forma mais crítica e profunda a cada ano. É importante destacar também que estamos em plena Década das Nações Unidas para a Restauração dos ecossistemas degradados, que vai de 2021 até 20230, e um desses ecossistemas que está em processo de degradação/destruição acelerada são as áreas úmidas.

A aprovação da Convenção da ONU sobre as áreas úmidas em 1971

Leia mais...

Geral O alicerce está pronto, vamos começar a construção

Publicado em Quinta - 01 de Fevereiro de 2024

Após 40 anos, a reforma tributária brasileira foi aprovada em dezembro passado e uma das novidades foi a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA). A sanção da lei deixou, obviamente, os empresários apreensivos pelas mudanças que ocorrerão no sistema e os impactos que a nova legislação trará para os negócios.

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) calcula um aumento de até 200% na carga tributária no setor de serviços e de até 40% no comércio, considerando a alíquota do IVA em 27,5%. O cenário é preocupante e impacta fortemente o setor de serviços, com previsão de desemprego de cinco milhões de pessoas devido ao encarecimento fiscal.

Leia mais...

Geral A crença profunda que carrego em meu coração

Publicado em Quinta - 21 de Dezembro de 2023

Hoje, gostaria de compartilhar com todos vocês uma crença profunda que carrego em meu coração: a inabalável convicção na força transformadora do amor. Acredito que, mesmo diante dos desafios mais complexos, o amor é a luz que guia nosso caminho para a mudança e o crescimento.

Em um mundo muitas vezes marcado pela adversidade, o amor é a força que nos impulsiona a superar obstáculos, a compreender e aceitar as diferenças, a construir pontes em vez de muros. Ele transcende barreiras, une corações e nos conecta uns aos outros de maneiras que transcendem qualquer explicação lógica.

Leia mais...

Geral COP28: DA ESPERANÇA `A FRUSTRAÇÃO

Publicado em Quinta - 21 de Dezembro de 2023

Finalmente a COP28, mais uma Conferência do Clima terminou, depois de quase duas semanas de muita “pompa e circunstâncias”, debates e articulações entre paises, grupos empresariais, militantes ambientalistas, cientistas e, a cada COP em maior número, de “lobistas” de paises e companhias que tem na produção de combusrtíveis fósseis, principalmente do petróleo (a principal fonte de emissão de gases de efeito estufa), além de mineradores, desmatadores, fabricantes de agrotóxicos e também do agronegócio, as grandes “tradings” que não abrem mão de poderem continuar destruindo o planeta em nome da segurança energética, da segurança alimentar, do desenvolvimento e da soberania nacional, parece que ignorando que vivemos de forma integrada, interligada em um mesmo planeta.

Leia mais...

Geral Dizem que a justiça é cega, só se for para os ricos

Publicado em Domingo - 19 de Novembro de 2023

Em Mato Grosso, todos os dias, vemos grandes empresas, inclusive do agro, recebendo o benefício da Recuperação Judicial. Por mais dinheiro que tenham, conseguem um 'perdão temporário" de suas dívidas e um longo prazo para pagá-las sem prejuízos às suas atividades. Mas quando trata-se de um trabalhador endividado, por qualquer motivo que seja, mesmo se seus problemas decorram de um longo período de desemprego, a resposta é outra: a mesma justiça entra em cena e bloqueia todo e qualquer mísero recurso que ele tenha em uma conta bancária; muitas vezes recursos advindos do salário de um novo emprego donde ele deveria retira sua subsistência e a de seus familiares.

Leia mais...

Geral O que o trabalho de cuidado da mulher e o meio ambiente teriam em comum?

Publicado em Segunda - 13 de Novembro de 2023

Nos últimos dias, muito se falou acerca do tema da redação do ENEM desse ano, sobre a invisibilidade do trabalho de cuidado exercido por meninas e mulheres no mundo todo.Tal fato trouxe esse relevante assunto para o centro do debate. Interessante que o trabalho de cuidado desempenhado pelas mulheres, muitas vezes de forma não remunerada e sem o devido reconhecimento, apresenta um paralelo intrigante com o tratamento dispensado à natureza.

Leia mais...

Geral HOJE É O DIA DO PANTANAL, que está sendo destruido e pede SOCORRO!

Publicado em Segunda - 13 de Novembro de 2023

Amigas e amigas, diante da ganância de grupos econômicos e políticos poderosos, da insensibilidade e da impunidade diante de tantos crimes ambientais, que de acordo com o Papa Francisco são também PECADOS ECOLÓGICOS, a cada ano estamos presenciando um desastre ambiental que esta paulatinamente destruindo este bioma exuberante, Patrimonio Ecológico Nacional e Patrimônio da Humanidade que é o PANTANAL.

Leia mais...
Foto: Jana Pessôa
Foto: Jana Pessôa

Geral A conquista do voto e a participação da mulher na política

Publicado em Sexta - 03 de Novembro de 2023

Nesta sexta-feira (03.11), é celebrado o Dia da Instituição de Voto da Mulher no Brasil. Até então as mulheres não podiam votar, mas eram obrigadas a viver sob o comando dos eleitos apenas pelo voto masculino. O que atualmente é um direito de todos no país, onde não importa o sexo, o gênero, a cor da pele, a etnia ou a opção sexual, antes era um privilégio de homens ricos e brancos.

Leia mais...