Publicado em Sexta - 20 de Maio de 2022

Covid-19 representa 41% dos casos de síndrome respiratória grave

Os casos de covid-19 voltaram a predominar entre as ocorrências com resultado laboratorial positivo para vírus respiratórios. Atualmente, eles correspondem a 41,8% dos casos, registrados nas últimas quatro semanas epidemiológicas. No momento, a covid-19 ressurge como a principal causa de síndrome respiratória aguda grave (SRAG)

Leia mais...
© REUTERS/Francis Mascarenhas/Direitos reservados
© REUTERS/Francis Mascarenhas/Direitos reservados

Empresa vencedora de licitação apresenta proposta menor que o valor previsto

Publicado em Quinta - 19 de Maio de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

A Construtora Augusto Velloso S/A é a empresa vencedora da licitação para a construção do Hospital Regional do Araguaia, no município de Confresa. A proposta apresentada é da ordem de R$ 109.123.603,41, cerca de 6% menor do que a previsão feita pela equipe técnica da SES

Leia mais...
© Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil

Covid-19: Butantan identifica nova variante recombinante em São Paulo

Publicado em Terça - 17 de Maio de 2022

Mais um caso de variante recombinante do vírus SARS-Cov-2, que causa a covid-19, foi identificada em São Paulo pelo Instituto Butantan. Dessa vez, a variante XG foi encontrada em amostras coletadas de uma mulher de 59 anos, moradora do bairro da Penha, na capital paulista.

Leia mais...
Foto: Tchélo Figueiredo - Secom/MT
Foto: Tchélo Figueiredo - Secom/MT

Mato Grosso registra nesta segunda-feira 736.597 casos e 14.906 óbitos por Covid-19

Publicado em Segunda - 16 de Maio de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (16.05), 736.597 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.906 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Leia mais...
© Instituto Nacional do Câncer/Divulgação/Direitos reservados
© Instituto Nacional do Câncer/Divulgação/Direitos reservados

ANS inclui opções de quimioterapia oral em seu rol de procedimentos

Publicado em Segunda - 16 de Maio de 2022

A inclusão de três opções de quimioterapia oral no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) traz benefícios em termos de sobrevida aos pacientes e permite a prescrição, pelo médico, para aqueles pacientes que têm seguro saúde, avaliou nesta segunda-feira (16) a oncologista Andreia Melo, do Grupo Oncoclínicas, também chefe da Divisão de Pesquisa Clínica do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Publicada no último dia 6, no Diário Oficial da União, a decisão contemplou as substâncias trifluridina + cloridrato de tipiracila, para câncer colorretal e gástrico metastático; Brigatinibe, para câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) localmente avançado ou metastático, positivo para quinase de linfoma anaplásico (ALK); e Venetoclax, combinado com obinutuzumabe, para pacientes adultos com leucemia linfocítica crônica (LLC) em primeira linha de tratamento.

Leia mais...

Fogo atinge segundo andar do Hospital São Benedito; veja os vídeos

Publicado em Domingo - 15 de Maio de 2022 | por Rodrigo Costa, Gazeta Digital

Um incêndio foi registrado no início da noite deste domingo (15) no Hospital Municipal São Benedito - HMSB, no bairro Santa Helena, em Cuiabá. De acordo com informações iniciais, pacientes do primeiro e segundo andar estão sendo transferidos para unidades da rede municipal.

As informações dão conta de que o fogo começou no segundo andar da unidade de saúde, inclusive, há imagens que mostram o fogo saindo por uma janela. Prefeitura de Cuiabá confirmou o incidente. O Corpo de Bombeiros foi acionado e está no local.

Segundo a Prefeitura, todos os pacientes que estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram retirados do local.

Leia mais...
A unidade deverá ser entregue em 2023
A unidade deverá ser entregue em 2023

Governo de MT já executou 50% da obra do novo Hospital Central

Publicado em Sábado - 14 de Maio de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

O Governo de Mato Grosso já executou cerca de 50% da obra do Hospital Central de Alta Complexidade, localizado em Cuiabá. Até momento, foram investidos cerca de R$ 55 milhões na realização do projeto, aproveitando a estrutura que esteve abandonada por mais de três décadas.

Leia mais...
© REUTERS/Jorge Silva/direitos reservados
© REUTERS/Jorge Silva/direitos reservados

Cientistas acham enzima que identifica risco de morte súbita de bebês

Publicado em Sexta - 13 de Maio de 2022

Uma equipe de pesquisadores australianos identificou um marcador bioquímico no sangue que pode ajudar a identificar bebês recém-nascidos que correm o risco de Síndrome de Morte Súbita Infantil (SMSI), descoberta importante que, segundo eles, cria um caminho para intervenções futuras que podem evitar tragédias.

Leia mais...
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Anvisa prorroga por 1 ano uso emergencial de vacinas contra a covid-19

Publicado em Quinta - 12 de Maio de 2022

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quinta-feira (12) pela prorrogação por 1 ano da validade das autorizações de uso emergencial de medicamentos e vacinas contra a covid-19. Nesse prazo, as empresas terão que pedir o registro sanitário definitivo.

Leia mais...
© Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Covid-19: em 24 horas, Brasil teve 23,3 mil novos casos e 126 mortes

Publicado em Quarta - 11 de Maio de 2022

As secretarias estaduais e municipais de Saúde registraram 23.398 novos casos de covid-19 em 24 horas e confirmaram mais 126 mortes por complicações associadas à doença. Com os novos dados, o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus durante a pandemia chegou a 30.617.786.

Leia mais...