Notícias
GERAL Executores monitoravam Marielle Franco antes do crime
A vereadora Marielle Franco, assassinada no dia 14 de março de 2018, no bairro do Estácio, região central do Rio de Janeiro, vinha sendo monitorada desde agosto de 2017, ou seja, sete meses antes do crime. A informação é do ex-policial militar Élcio Queiroz em delação à Polícia Federal e ao Ministério Público do Rio de Janeiro.
MEIO AMBIENTE Sema abre inscrições para capacitação em ensino de geociências e meio ambiente
.A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) abriu 100 vagas para o curso online "Educação e Geoparques". A capacitação, de 120 horas, será oferecida pela Escola de Meio Ambiente, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e está com inscrições abertas até dia 30 de julho. Para se inscrever, acesse este link.
O curso tem o objetivo de capacitar professores do ensino básico de Chapada dos Guimarães para o ensino das geociências e assuntos relacionados ao meio ambiente. A capacitação será realizada no formato híbrido, com aulas teóricas online e aulas de campo presenciais.
SAÚDE Pesquisa de servidores da SES sobre teste para doença rara é publicada em revista científica
Pesquisa realizada pelos servidores da Secretaria Estadual da Saúde (SES-MT), que recebeu prêmio nacional em 2022, foi publicada no Jornal de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (JAFF). O periódico eletrônico é trimestral e é considerado referência nacional nas áreas de Avaliação de Tecnologias em Saúde.
POLÍCIA Operação que apura morte de Marielle prende, no Rio, ex-bombeiro
O ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, conhecido como Suel, foi preso nesta segunda-feira (24), no Rio de Janeiro, no âmbito da Operação Élpis, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pela Força Tarefa Marielle e Anderson (FT-MA), junto com o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio (Gaeco/MPRJ).
ESPORTES Com show de Ary Borges, Brasil faz 4 a 0 no Panamá em estreia na Copa
A primeira partida do Brasil na Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia foi mais do que tranquila. Sem sustos, a seleção atropelou o Panamá por 4 a 0, no estádio Hindmarsh, em Adelaide (Austrália), nesta segunda-feira (24). Brilhou a estrela de Ary Borges, que fez três gols e deu o passe para Bia
POLÍCIA PM prende três pessoas e apreende armas e drogas em repressão a homicídio ocorrido em Sorriso
As ações ostensivas de repressão ao homicídio e tentativas de homicídios ocorridas em Sorriso (420 km de Cuiabá), na noite desta sexta-feira (21.07), resultaram na prisão de três suspeitos, apreensão de armas, munições, droga, telefones celulares, entre outros produtos. O trabalho empregou 15 policiais e se estendeu por mais de 12 horas
SEGURANÇA "As forças de segurança trabalham integradas para combater a criminalidade e dar resposta à altura para população de Sorriso", afirma secretário
No município de Sorriso (420 km de Cuiabá), forças policiais das unidades especializadas da Polícia Militar reforçam as ações ostensivas enquanto a Polícia Civil trabalha na investigação, identificação e prisão dos criminosos
SAÚDE Novo remédio para hepatite C poderá baixar custo do tratamento no SUS
O novo medicamento ravidasvir, utilizado em combinação com sofosbuvir, que o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) detém o registro, poderá reduzir em até 20% o custo do tratamento de hepatite C pelo Sistema Único de Saúde (SUS), hoje entre R$ 6,2 mil e R$ 6,5 mil por paciente.
ESPORTES Arena Pantanal deve receber mais de 30 mil torcedores na partida entre Cuiabá e São Paulo
Mais uma partida da série A do Campeonato Brasileiro vai movimentar a Arena Pantanal neste fim de semana. A expectativa é receber mais de 30 mil torcedores no confronto entre o Cuiabá e São Paulo neste sábado (22.07), às 17h30 (de MT), pela 16ª rodada da competição nacional.
CIDADANIA Madrinha do Cridac, primeira-dama de MT incentiva atendimentos especializados a autistas
Motivado pelo programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama do Estado Virginia Mendes, o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) recentemente deu início ao projeto piloto de fechamento de diagnóstico para Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A diretora-geral do Cridac, Suely Curvo, pontuou que a articulação da primeira-dama do Estado foi fundamental para as atividades, que conta com uma equipe de profissionais multidisciplinares em neuropediatria, psicologia e fonoaudiologia.
O fechamento de diagnóstico dos pacientes é fundamental para que eles tenham a oportunidade e a capacidade de se desenvolver com uma vida social e familiar digna.