Notícias AGRICULTURA FAMILIAR
Famílias relatam dia a dia no campo e a importância do acesso às máquinas do Governo de Mato Grosso
O cacerense Marcelo Francisco de Paula, 46 anos, acorda todos os dias às 5h para tirar leite de 35, das 45 vacas que tem em sua propriedade, no sítio Novo Horizonte, na Gleba Bacurizal, em Nova Lacerda, região Oeste do Estado. Junto com a esposa e a filha, ele retira 250 litros de leite diariamente para vender ao laticínio, hoje, a principal fonte de renda familiar.
Para alimentar o gado leiteiro na época da seca, entre os meses de julho a setembro do ano passado, ele optou pelo plantio de milho, que usou para a fabricação de silagem.
Empaer orienta produtores sobre novo calendário de controle do consumo da energia elétrica
A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) orienta aos produtores rurais sobre a atenção que devem ter com o novo calendário rural no controle da conta de luz. Remodelado, a ferramenta irá beneficiar 250 mil famílias que estão no campo, em todo Estado.
O gerente de Crédito Rural da Empaer, Mariano Batista Campos, destaca a importância de monitorar o consumo da energia.
Governo do Estado entrega títulos definitivos de terra a pequenos produtores da agricultura familiar
Os títulos definitivos de 60 pequenas propriedades rurais começaram a ser entregues, no sábado (11.12), às famílias da agricultura familiar que moram no Assentamento Vale da Serra Baús, no município de Acorizal (a 59 km de Cuiabá).
Silagem da rama da mandioca é apresentada como mais uma opção para o produtor durante estiagem
A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) promoveu um dia de Demonstrativo de Método (DM) para produtores de Guarantã do Norte (a 715 km de Cuiabá) com a finalidade de mostrar como é realizada a silagem da rama da mandioca.
Governo facilita abertura de inscrição estadual aos produtores de assentamentos
Os pequenos produtores da agricultura familiar, especialmente aqueles que produzem em imóvel rural beneficiário da reforma agrária, terão mais facilidade para solicitar abertura de Inscrição Estadual junto à Secretaria de Fazenda. A partir de agora, para requerer a IE será necessário apenas apresentar uma declaração emitida pela Empaer

Produtores assentados de Santo Antônio de Leverger voltam a ter acesso à declaração de aptidão
Assentados da Gleba Resistência, em Santo Antônio de Leverger (a 34 km de Cuiabá), com orientação de técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) voltam a ter acesso à Declaração de Aptidão (DAP).

Empaer auxilia comunidade Xavante no manuseio de horta para subsistência
Duas comunidades da Etnia Xavante começaram a colher o resultado de dois anos de trabalho intenso junto a técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), em parceria com técnicos da Secretaria de Agricultura Desenvolvimento e Meio ambiente de Poxoréu (a 251 km de Cuiabá). Hoje, os indígenas produzem e consomem alface, rúcula, tomate, couve, cenoura, beterraba, cebolinha, mandioca, abóbora e pepino.
Os trabalhos começaram depois de visitas as comunidades indígenas pelos especialistas que notaram a dificuldade em produzir alimentos para subsistência. Nisso iniciaram as orientações de manejo, técnico e cientifico de como iniciar a produção de hortaliças nessas comunidades.
O agente extensionista e técnico Agropecuário da Empaer, Jonathan de Vasconcelos Barros, explica que o primeiro passo foi trabalhar o solo por meio de uma parceria com a Prefeitura de Poxoréu
Produtores familiares de MT começam a receber recursos de Programa
Os mais de 500 produtores familiares de Mato Grosso, participantes do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), começaram a receber os primeiros pagamentos da ação criada pelo Governo Federal e executada em parceria com os governos estaduais.
Dal Molin pede intervenção federal para evitar extinção do Assentamento Jonas Pinheiro
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Xuxu Dal Molin (PSC), protocolou ofício solicitando a criação de um grupo de trabalho para acompanhar a ação judicial que extinguiu o processo de desapropriação do Assentamento Jonas Pinheiro, em Sorriso.
O documento foi protocolado nesta quarta-feira (23), em Brasília, durante audiência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina.
Implantado em 2001, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o assentamento rural Jonas Pinheiro (Poranga) é composto por 200 lotes distribuídos em uma área estimada em 7,2 mil hectares de terra.
Governo de Mato Grosso entrega títulos definitivos para famílias de assentamento rural em Cáceres
Após 32 anos de espera pela regularidade de propriedades rurais, as 77 famílias que moram no assentamento Facão, no município de Cáceres (a 220 km de Cuiabá), receberam do Governo de Mato Grosso os títulos de propriedades, devidamente registrados em cartório.