Notícias AGRICULTURA FAMILIAR
Governo começa debate para elaboração do plano estadual da agricultura familiar
Barranco pediu aos participantes do encontro envolvimento nos debates. “Todos precisam falar sem medo e colocar na mesa todas as dificuldade do setor. Como deputado, vou continuar cobrando investimentos, tecnologia, assistência técnica rural e regularização fundiária por parte do Estado. Temos hoje 122 processos de titulação em andamento junto ao Intermat. Espero deste governo medidas sérias e conclusivas. Que o PEAF venha pra ficar! Estamos fartos de promessas, queremos resultados”, concluiu Valdir Barranco.
Economia exaurida de municípios pode ser recuperada pela agricultura familiar, afirma Fávaro
A comitiva também percorreu trecho da MT-240 passando por Alto Paraguai, e também na entrada de São José do Rio Claro, Nortelândia e Arenápolis. De acordo com a Sinfra, já existe uma empresa atuando na região com serviços de manutenção, entretanto, devido ao período chuvoso, o trecho está em condições inadequadas de tráfego, mas o vice-governador determinou ações paliativas imediatas. A MT-240, que liga Alto Paraguai a Diamantino, deve receber limpezas e operações de tapa-buracos.
Encontros regionais para elaboração do Plano Estadual estão com inscrições abertas
Os encontros contam com o apoio da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Mato Grosso, Sindicato de trabalhadores rurais de Rondonópolis, Associação Mato-grossense dos Municípios, Consórcio Intermunicipal do Portal da Amazônia, Consórcio Intermunicipal do Alto Teles Pires, Câmara Municipal de Sorriso, Câmara Municipal de Juína, Câmara Municipal de Querência e Câmara Municipal de Cáceres.
Conselho coordenará grupo responsável pelo Plano Estadual da Agricultura Familiar
Regularização Fundiária e Ambiental, Produção Sustentável, Agregação de Valor e Comercialização, Assistência Técnica e Extensão Rural e Governança, Gestão e Territorialidade são eixos que irão nortear o plano. O Instituto de Pesquisa da Amazônia, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), e Instituto Centro de Vida são entidades parceiras do projeto.
Cultivo de banana da terra garante lucro e renda a agricultor de Chapada dos Guimarães
O técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Antônio Claret dos Santos, responsável pelo projeto de crédito e assistência, destaca que interessados em investir na cultura da banana devem tomar cuidados com a aquisição das mudas, devido às pragas e doenças como a sigatoka negra, mal do Panamá e broca. No sítio Ribeirão do Costa, a maioria das mudas são oriundas da cidade Cruz das Almas, no estado da Bahia.