Publicado em Segunda - 06 de Março de 2023 | por Redação TA c/ Secom VG

Adoração, procissão e missa marcam abertura das festividades à Nossa Senhora da Guia

O dia 3 de março começou cedo para fiéis católicos em Várzea Grande. Ao lado da primeira-dama do município, a promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, o Chefe do Executivo Municipal, Kalil Baracat, participou do rito que marca a abertura oficial da Festa de Nossa Senhora Guia e dos 156 anos de fundação da cidade e da igreja que leva o nome da padroeira.

Leia mais...

Davi Valle
Davi Valle

Cerca de 15 mil pessoas passaram pela Praça Oito de Abril durante os três primeiros dias do evento carnavalesco

Publicado em Segunda - 20 de Fevereiro de 2023 | por Redação TA c/ Sicom CBA

Nos três primeiros dias do evento carnavalesco ‘Folia Cuiabana’ promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, cerca de quinze mil pessoas passaram pela Praça Oito de Abril. No domingo (19), em meio a muita música e brilho

Leia mais...
As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de preservativo
As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de preservativo

SES lança campanha e orienta para prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis

Publicado em Domingo - 19 de Fevereiro de 2023 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) lançou uma campanha virtual com diversos slogans, entre eles: “Se combinar como deve, todo mundo se protege” e “No carnaval, divirta-se com precaução. Tenha camisinha sempre à mão!”.

Leia mais...
Davi Valle
Davi Valle

Toda decorada para a ‘Folia Cuiabana’, Praça Oito de Abril atrai grande público no carnaval

Publicado em Domingo - 19 de Fevereiro de 2023 | por Redação TA c/ Sicom CBA

A Praça Oito de Abril está com um visual bem diferente. Com muitos enfeites coloridos, guarda-chuvas suspensos, e máscaras são alguns dos adereços colocados para receber os foliões nesses quatro dias de festa da ‘Folia Cuiabana’ promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Até terça-feira (21), uma ampla programação foi preparada para atrair grande público, com atrações para todas as idades.

“Mais uma vez atingimos nosso objetivo. A população está aproveitando o que preparamos para esses dias de muita folia. A gestão Emanuel Pinheiro trabalha com esse propósito, proporcionar momentos de lazer a nossa gente.

Leia mais...
Fachada Cine Teatro Cuiabá - Foto: Junior Silgueiro/GComMT
Fachada Cine Teatro Cuiabá - Foto: Junior Silgueiro/GComMT

Cine Teatro Cuiabá recebe exposição de presépios de Natal

Publicado em Quinta - 22 de Dezembro de 2022 | por Redação TA c/ Secel-MT

Presépios de madeira e cerâmica produzidos pelo artesão Jeferson Ribeiro estão expostos no Cine Teatro Cuiabá. A mostra gratuita reúne 60 trabalhos do acervo pessoal do artista, e fica aberta ao público até o final de janeiro.

De acordo com ele, o objetivo dos presépios é trazer a figura iluminada e divina de Jesus, desvinculada de religião, mostrando a importância dele na formação da cultura ocidental.

"Essa exposição busca resgatar o sentido mais profundo e espiritual do Natal", destaca o artista, que também é secretário de Cultura de Santo Antônio do Leverger.

O Cine Teatro Cuiabá é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) em funcionamento sob gestão compartilhada com a Associação Cultural Cena Onze.

Leia mais...

Cine Teatro recebe I Mostra de Teatro Negro neste sábado (10) e domingo (11)

Publicado em Sexta - 09 de Dezembro de 2022 | por Jonas Silva | Assessoria

Neste final de semana, a partir das 19h, o Cine Teatro Cuiabá vai receber a primeira edição da Mostra Cuiabana de Teatro Negro. A iniciativa partiu de um grupo de artistas e vai reunir quatro espetáculos divididos em dois dias, sábado (10) e domingo (11). Os ingressos já estão disponíveis para compra online, para acessar a plataforma de vendas, clique aqui.

O primeiro dia vai contar com os espetáculos "Os autos dos corações ao mar", dirigido e apresentado por Vinicius Brasilino e "Contos, itans e Fábulas de Escrevivências, dirigido por Maria Clara Bertulio, que também é uma das idealizadoras da ação. Já no segundo dia, outros dois espetáculos ganham os palcos do teatro, são eles: "Encardidos", do Coletivo Atro e "Encruza", dirigido e apresentado por Andreel Ferreira.

As apresentações vão acontecer sempre às 19h e 21h, na sala Anderson Flores, localizada dentro do Cine Teatro Cuiabá.

Leia mais...
Junior Silgueiro
Junior Silgueiro

Curso de capacitação em projetos culturais está com inscrições abertas até 31 de dezembro

Publicado em Terça - 06 de Dezembro de 2022 | por Redação TA c/ Secel-MT

Profissionais da cultura podem se inscrever, até 31 de dezembro, no curso “Projetos Culturais: elaboração, execução e prestação de contas”, pelo link: https://forms.gle/zFHnxrSmdmB75Js2A. O curso é gratuito e irá atender cerca de 400 profissionais que atuam no setor em Mato Grosso - gestores, artistas, técnicos e produtores.

O curso é ministrado pelo Instituto Ideal Brasil Sustentável, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), e consiste em uma formação especializada em elaboração, execução e prestação de contas de projetos culturais.

Leia mais...
Divulgação
Divulgação

Novos conselheiros de Cultura tomam posse nesta sexta-feira

Publicado em Quarta - 06 de Julho de 2022 | por Redação TA c/ Secel-MT

Os novos representantes do Conselho Estadual de Cultura (CEC) para o mandato de 2022 a 2026 tomam posse nesta sexta-feira (08.07), às 19h, no Cine Teatro Cuiabá. A composição do colegiado terá 13 novos conselheiros eleitos este ano pela sociedade civil e os novos membros indicados pelo Poder Público, conforme prevê a Lei 10.378/2016, que regulamenta o órgão.

No mesmo dia, antes da posse, os novos conselheiros reúnem-se para debater sobre a participação social na atuação dos Conselhos de Cultura. O encontro será às 16h, com participação do presidente do CEC, o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Jefferson Neves, que ocupa a vaga automaticamente.

Leia mais...

Proerd completa 22 anos em MT com formatura de alunos e homenageia deputado Botelho

Publicado em Sábado - 25 de Junho de 2022 | por Redação TA c/ Assessoria

O Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, da Assembleia Legislativa, foi palco da cerimônia de comemoração dos 22 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – Proerd, nesta quarta-feira (22), com a entrega da Medalha Mérito Proerd às autoridades, dentre elas o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), e a formatura dos alunos do Colégio Militar Dom Pedro II, 1ª turma de alunos da escola dos Bombeiros formada por esse programa.

Leia mais...

Prefeito e primeira-dama prestigiam Festa do Senhor Divino Espírito Santo, no Bonsucesso

Publicado em Sábado - 28 de Maio de 2022 | por Redação TA c/ Secom-MT

Domingo, 29 de maio, iniciam as comemorações em homenagem ao Senhor Divino Espírito Santo, padroeiro da Comunidade de Bonsucesso, em Várzea Grande. A festa é organizada pela Associação de Turismo e Cultura de Bonsucesso, pela comunidade católica da localidade denominada Divino Espírito Santo

Leia mais...