Publicado em Quarta - 22 de Novembro de 2023

Lula diz que não precisa gostar de presidentes dos países vizinhos

No discurso, Lula disse que aos chefes de Estado de países da América do Sul aconselharia que, em vez de reclamarem dos problemas políticos, devem tentar resolvê-los com diálogo e aprender a conviver com as diferenças.

Leia mais...
@ José Cruz/Agência Brasil
@ José Cruz/Agência Brasil

Foto: Thiago Bergamasco
Foto: Thiago Bergamasco

Sérgio Ricardo é empossado presidente do TCE e conclama pacto pelo fim das desigualdades em Mato Grosso

Publicado em Quarta - 22 de Novembro de 2023 | por Redação TA c/ TCE-MT

Com a promessa de se manter construtor de soluções e relações e a proposta de um pacto pelo fim das desigualdades em Mato Grosso, o conselheiro Sérgio Ricardo foi empossado presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) do biênio 2024/2025.

Leia mais...
@ REUTERS/ MATIAS BAGLIETTO
@ REUTERS/ MATIAS BAGLIETTO

Entenda como Milei pode interferir nas relações Brasil-Argentina

Publicado em Terça - 21 de Novembro de 2023

A vitória do candidato ultradireitista Javier Milei para presidência da Argentina, no domingo (19), levantou dúvidas em relação ao futuro das relações diplomáticas e econômicas entre Brasil e Argentina devido a posturas do candidato ao longo da campanha. Milei defendeu a saída da Argentina do Mercosul, mas depois recuou e passou a defender apenas mudanças no bloco econômico, que reúne também Uruguai, Brasil e Paraguai.

Milei disse também que não faria negócios com o Brasil, nem com a China, os dois principais parceiros comerciais da Argentina, e ainda fez duras críticas contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lançando dúvidas sobre as relações entre os dois países. A Argentina, afinal, é o terceiro principal destino das exportações brasileiras, perdendo apenas para China e Estados Unidos.

Para o professor Nildo Ouriques, a relação entre Brasil e Argentina, dada a dependência entre os dois países, não deve ser alterada. O presidente do Instituto de Estudos Latino-americanos da Universidade Federal de Santa Catarina (Iela-UFSC) defendeu que a política é feita de atos, não de declarações.

Leia mais...
@ REUTERS/Augustin Marcarian
@ REUTERS/Augustin Marcarian

Ultradireitista Javier Milei vence as eleições argentinas

Publicado em Domingo - 19 de Novembro de 2023

O candidato de ultradireita Javier Milei será o futuro presidente da Argentina pelos próximos quatro anos. Com 98,21% das urnas apuradas, ele está matematicamente eleito com 55,75% dos votos, contra 44,24% do candidato governista e atual ministro da Economia, Sergio Massa.

Leia mais...
O governador Mauro Mendes
O governador Mauro Mendes

Governador propõe medidas para evitar “graves consequências” da Reforma Tributária em MT

Publicado em Terça - 07 de Novembro de 2023 | por Redação TA c/ Secom-MT

O governador Mauro Mendes enviou ofício ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, no qual propõe uma série de medidas para evitar que Mato Grosso sofra “graves consequências” com a Reforma Tributária – que está em debate naquela Casa.

Leia mais...
@ José Crus /Agência Brasil
@ José Crus /Agência Brasil

Lula pede que obras avancem sem “repetir possíveis equívocos”

Publicado em Sexta - 03 de Novembro de 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deseja que as obras de infraestrutura planejadas para o país avancem sem “repetir possíveis equívocos”, aplicando na totalidade os recursos dos ministérios, previstos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Hoje (3), ele coordena, no Palácio do Planalto, reunião interministerial sobre o tema.

Leia mais...
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil

Pela 1ª vez brasileiros que estavam na Cisjordânia são resgatados

Publicado em Quinta - 02 de Novembro de 2023

A aeronave VC-2 (Embraer 190), cedida pela Presidência da República, que pousou na manhã desta quinta-feira (2) na Base Aérea de Brasília, foi a nona que regressou ao Brasil pela Operação Voltando em Paz, do governo federal, desde o início das hostilidades no Oriente Médio.

Leia mais...

Lula sanciona lei baseada em iniciativa criada pela primeira-dama Márcia Pinheiro

Publicado em Quinta - 02 de Novembro de 2023 | por Redação TA c/ Secom-CBA

A lei que institui pensão aos filhos e dependentes menores de 18 anos de mulheres vítimas de feminicídio foi sancionada nesta terça-feira (31), pela presidência da República. O Programa de Auxílio aos Órfãos do Feminicídio (PAOF), anteriormente chamado de Solidariedade em Ação, nasceu em Cuiabá em 2019

Leia mais...

PT aprova calendário para definir pré-candidatura a prefeito de Cuiabá

Publicado em Domingo - 29 de Outubro de 2023 | por Redação TA c/ Assessoria

O Diretório Municipal do PT aprovou, em reunião neste sábado (28), o calendário para definir quem vai ser o pré-candidato ou pré-candidata do partido à Prefeitura de Cuiabá nas próximas eleições: o deputado estadual Lúdio Cabral ou a diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Rosa Neide. A previsão é definir o nome até o dia 2 de dezembro deste ano.

O calendário aprovado prevê inscrição de candidatura de 30/10 a 10/11 e votação no Diretório Municipal no dia 11/11. Se dois terços dos membros do diretório aprovarem um dos nomes, a definição se encerra nesse momento e o PT vai apresentar o nome à Federação Brasil da Esperança.

Leia mais...
@ Valter Campanato / Agência Brasil
@ Valter Campanato / Agência Brasil

Brasil e Paraguai assinam acordo contra corrupção e crime organizado

Publicado em Sexta - 27 de Outubro de 2023

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, assinaram nesta sexta-feira (27), em Assunção, o Compromisso de Assunção Contra a Corrupção e o Crime Organizado, que prevê a atuação conjunta entre os dois países no enfrentamento ao narcotráfico, ao contrabando de armas, à lavagem de dinheiro e à corrupção, com o objetivo de intensificar a resposta policial e jurídica às redes criminosas que alimentam o tráfico de drogas e armas e a lavagem de ativos nos dois países.

A cooperação prevê a troca de informações em relação a condenados em um dos países e que busca fuga na nação vizinha

Leia mais...