Notícias
MEIO AMBIENTE Governador de MT: "Lei brasileira continuará sendo nossa referência e o desmatamento ilegal zero o nosso objetivo"
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, afirmou que o Estado continuará a ter o Código Florestal Brasileiro como principal referência de proteção ao meio ambiente, e que o objetivo final é atingir "o desmatamento ilegal zero".
A fala ocorreu na manhã desta terça-feira (15.11), durante o lançamento do Programa Regional de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia, na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27), em Sharm El Sheik, no Egito.
"Nós temos feito grande esforço para combater a ilegalidade que alguns brasileiros insistem em praticar. Nós temos a felicidade de ter conseguido implementar não só um sistema, mas um conjunto de ações nesse sentido", pontuou.
MEIO AMBIENTE Polícia Militar apreende mais de 700 quilos de pescado irregular no interior de MT
Policiais militares do 19º Batalhão apreenderam, na manhã desta terça-feira (15.11), 788,89 quilos de pescado irregular, no bairro Jardim Aeroporto, na MT-358, no município de Tangará da Serra (252 km de Cuiabá). Durante ação, os militares prenderam um homem de 53 anos por crime ambiental e transporte proveniente de pesca proibida.
ECONOMIA Pix consolida-se como meio de pagamento mais usado no país
Com dois anos de funcionamento, o Pix, meio de transferência monetária instantâneo, consolidou-se como o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros, informou a Ferderação Brasileira de Bancos (Febraban). De 16 de novembro de 2020, data em que começou a funcionar no país
EDUCAÇÃO Primeiro dia do Enem tem participação de mais de 2,4 milhões de alunos
Segundo dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número corresponde a 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas versões impressa e digital da prova.
SAÚDE Juíza aponta autonomia do Município e arquiva ação contra transferência de serviços do antigo Pronto Socorro para o HMC
A juíza Celia Regina Vidotti determinou o arquivamento da ação do Ministério Público do Estado (MPE) contra a Prefeitura de Cuiabá, na qual alegava a existência de supostas irregularidades na transferência dos serviços de saúde do antigo Pronto Socorro para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). A decisão da magistrada da Vara Especializada em Ações Coletivas é do dia 10 de novembro.
“Confome sustentamos nos autos do processo, sempre tomamos todas as medidas para atender as exigências do MPE, respeitando o importante papel de fiscalização que o órgão exerce. Ao mesmo tempo, atuamos para que a população jamais ficasse desguarnecida.
SEGURANÇA Sefaz fiscaliza armazéns suspeitos de envolvimento com esquema de sonegação
A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), por meio da Superintendência de Fiscalização (Sufis), está fiscalizando cerca de 30 armazéns gerais localizados no meio norte do Estado. O objetivo é apurar irregularidades e o envolvimento dos estabelecimentos com esquemas de sonegação fiscal e crimes contra a ordem tributária

GERAL Na COP-27, primeira-dama aponta evolução de MT nas pautas de desenvolvimento e sustentabilidade
Nesta segunda-feira (14.11), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, acompanhou o governador Mauro Mendes na programação da COP-27, que acontece em Sharm El Sheik, no Egito. Em suas plataformas digitais, Virginia Mendes expressou o orgulho do Estado ser reconhecido mundialmente.
POLÍCIA Operação prende três motoristas por embriaguez e apreende 32 veículos
A 99ª edição da Operação Lei Seca, que ocorreu no final da tarde deste domingo (13.11), na rua Guarita, Bairro Vila Artur, em Várzea Grande, resultou na autuação de três motoristas em flagrante delito por embriaguez ao volante.
De acordo com o relatório do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), órgão da Secretaria de Estado de Segurança Pública, 100 condutores passaram pelo teste de alcoolemia e 99 veículos foram fiscalizados.
ESPORTES Cuiabá vence o Coritiba por 2 a 1 e sela permanência na Série A
O Cuiabá venceu o Coritiba na tarde deste domingo (13), na Arena Pantanal, pelo placar de 2 a 1, e confirmou a permanência na Série A de 2023. O Dourado precisava de um empate para garantir a manutenção na primeira divisão, mas despachou o Coxa e encerrou a temporada com vitória.
Com isso, o auriverde encerra sua participação no Brasileirão 2022 na 16ª colocação, com 41 pontos. Em 38 jogos, os comandados de António Oliveira tiveram 10 vitórias, 11 empates e 17 derrotas. O Coxa ficou em 15º lugar, com 42 pontos.
A partida foi de amplo domínio do Cuiabá. Durante os 90 minutos, a equipe finalizou 17 vezes ao gol e teve 58% de posse de bola.
O Coritiba, por sua vez, deu um total de 4 chutes em direção à meta defendida pelo goleiro Walter e contabilizou 42% de posse.
CIDADE IPTU Sustentável entra em vigência a partir de 2023 e descontos podem chegar até 25%
Iniciativa inédita, idealizada pela gestão Emanuel Pinheiro, com base na lei municipal nº 515/2022, o IPTU Sustentável, que prevê descontos de até 25% sobre os tributos, entra em vigência, em Cuiabá, a partir de 1º de janeiro de 2023.
A medida, destinada a imóveis residenciais, comerciais, industriais e condomínios horizontais, propõe um abono de 2,5% sobre os impostos, aos proprietários que adotarem às tecnologias, como por exemplo, a implantação de sistema de captação e de reuso de águas pluviais; sistema de reuso de água de outras fontes além de pluvial; sistema de aquecimento hidráulico solar; sistema de aquecimento elétrico solar ou geração de energia fotovoltaica;