Notícias
MEIO AMBIENTE Temporal causa estragos em Juara e mobiliza Corpo de Bombeiros de Mato Grosso
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi mobilizado para atender diversas ocorrências causadas por um temporal que atingiu o município de Juara (a 655,5 km de Cuiabá) na tarde de terça-feira (16.9). A chuva, acompanhada de ventos fortes, provocou danos em diferentes pontos da cidade, tanto na área urbana quanto na zona rural
CIDADE Acesso ao novo Hospital Central de Cuiabá ganha melhorias com duplicações e nova rua
O objetivo é facilitar o acesso à nova unidade hospitalar e também promover melhorias na mobilidade do Centro Político Administrativo. As obras executadas pela Sinfra-MT incluem a implantação de uma nova rua, duplicação de alguns trechos, além de recuperação do asfalto de ruas já existentes.
POLÍTICA Câmara restabelece voto secreto em PEC da Blindagem
A Câmara dos Deputados restabeleceu, nesta quarta-feira (17), o voto secreto para autorizar a abertura de processos criminais contra deputados e senadores, na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3 de 2021, a chamada da PEC da Blindagem.

POLÍTICA Câmara derruba voto secreto em PEC da Blindagem por falta de quórum
No início da madrugada desta quarta-feira (17), a Câmara dos Deputados aprovou, por insuficiência de quórum, o destaque que derrubou o voto secreto nas sessões para autorizar processos criminais contra senadores e deputados.
Foram 296 votos a favor do voto secreto, mas o mínimo necessário para manter a regra era de 308 votos.
POLÍTICA Governo quer reduzir fila do INSS para até 45 dias
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, disse nesta terça-feira (16) que o Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) já está em vigor e tem como meta reduzir a fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A meta é de que pedidos de aposentadoria, pensões e auxílios sejam analisados em até 45 dias. A medida foi anunciada em entrevista ao programa A Voz do Brasil.
POLÍCIA Anuário revela: mais de 6 mil mulheres buscaram ajuda contra violência em 2024
O aumento em 27% no número de atendimento prestado a mulheres vítimas de violência doméstica foi o principal dado estatístico registrado pela Polícia Civil, durante o lançamento do “Anuário de Violência Doméstica e Crimes Sexuais – 2024”. De 2.061 casos registrados em 2023, subiu para 6.223, no ano de 2024.
MEIO AMBIENTE Mais de 200 focos já foram extintos em Mato Grosso durante período proibitivo do uso do fogo
O incêndio florestal extinto estava localizado em Poconé, nas proximidades da entrada do Sesc Porto Cercado. Já os focos ativos, que estão controlados e não apresentam risco imediato de propagação por estarem contidos dentro de um perímetro seguro, localizam-se nos seguintes municípios: Vila Bela da Santíssima Trindade, com dez focos; Dom Aquino, com três; Rondolândia, com três; Nova Ubiratã, com dois; Nova Maringá, com dois; Comodoro, com dois e Pontes e Lacerda, com dois. Também estão em monitoramento, com um foco ativo cada, os municípios de Figueirópolis D’Oeste, Cáceres, Novo Mundo, Guarantã do Norte, Paranatinga, Itiquira e Cláudia.
POLÍTICA Motta pauta PEC que dificulta denúncias criminais contra parlamentares
A PEC determina que qualquer abertura de ação penal contra parlamentar depende de autorização prévia, em votação secreta, da maioria absoluta do Senado ou da Câmara. Além disso, a proposta concede foro no Supremo Tribunal Federal (STF) para presidentes de partidos com acentos no parlamento.
POLÍCIA Mãe é presa em Cáceres por jogar água quente e agredir filho de 10 anos
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada da Defesa da Mulher de Cáceres (DEDM) prendeu, nesta segunda-feira (15.9), uma mulher, de 28 anos, investigada por lesão corporal dolosa e maus-tratos contra seu filho, de 10 anos.
O caso teve início no dia 6 de setembro, quando a mãe da criança, sob efeito de bebida alcoólica, jogou água quente contra o filho ao se irritar por um acidente doméstico, ocorrido quando o menino temperava água para que a irmã mais nova tomasse banho.
CIDADE Trânsito é normalizado em uma das pistas da Miguel Sutil; obras continuam no sentido contrário
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) liberou, no último fim de semana, o trânsito no trecho da Avenida Miguel Sutil, próximo à entrada do bairro Jardim Leblon. A via havia sido interditada por razões de segurança. No local, está sendo escavada uma trincheira.
