Notícias
SAÚDE Lei Seca resulta na prisão de 12 pessoas por embriaguez ao volante
A 35ª edição da Operação Lei Seca, realizada na madrugada deste domingo (15.08), resultou na prisão de 13 pessoas, sendo 12 por embriaguez ao volante (Art.306 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB) e uma por desacato a autoridade. A fiscalização ocorreu na Av. Isaac Póvoas, bairro Popular, em Cuiabá.
MEIO AMBIENTE Sema-MT orienta a não operar maquinário no período mais quente do dia para evitar incêndios
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) orienta que durante o período de estiagem, que vai até o mês de outubro, não se opere maquinário em áreas rurais entre as 10h e 15h. Neste período do dia há risco de se provocar um incêndio, que pode tomar grandes proporções pela baixa umidade.
MEIO AMBIENTE Aeronave e helicóptero são usados para apagar incêndio no Morro de Santo Antônio
Uma equipe de 32 soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) continua, neste domingo (15.08), o trabalho para controlar um incêndio em vegetação no Morro de Santo Antônio, perto da rodovia MT-040, distante 27 km de Cuiabá.
GERAL Real digital reduzirá ainda mais uso de dinheiro em papel no Brasil
É incomum encontrar quem ainda vai a um banco sacar dinheiro para fazer pagamentos. As transações digitais, seja por meio de transferências, cartões ou Pix, facilitam o dia a dia e já fazem parte da rotina de muitos consumidores. E em alguns anos, os brasileiros terão mais uma forma de lidar com o dinheiro.
SAÚDE Mato Grosso registra neste sábado 505.031 casos e 13.156 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (14.08), 505.031 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 13.156 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Foram notificadas 487 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado
MEIO AMBIENTE Primeiro incêndio de grande proporção no Pantanal é controlado pelo Corpo de Bombeiros
A redução dos focos de calor é apontada em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dado oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em todo o estado, a redução foi de aproximadamente 30%, enquanto no Bioma Amazônia foi de 11%, e no Cerrado, de 24%.
SAÚDE Governo de MT distribui 129,9 mil testes para detecção da Covid-19 aos 141 municípios
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), distribui 129,9 mil testes rápido de pesquisa de antígeno para detecção da Covid-19 aos 141 municípios de Mato Grosso. A ação tem o objetivo de auxiliar os municípios na testagem e monitoramento do coronavírus para tratamento oportuno da doença.
“É essencial detectarmos essa doença precocemente, já que desta forma é possível oferecer o acompanhamento médico desde a fase inicial e evitar a contaminação de mais pessoas por meio do isolamento do paciente com coronavírus”, pontua o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
MEIO AMBIENTE Corpo de Bombeiros aplica multa de R$ 2,6 milhões por desmatamento com uso irregular do fogo
O 13º ciclo da Operação Abafa 2021, realizado pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), entre os dias 03 e 13 de agosto, resultou na aplicação R$ 2.677.960 em multas. Foram detectadas a destruição da vegetação em sete propriedades
GERAL Violência contra mulheres cresce em 20% das cidades durante a pandemia
Em 483 cidades houve aumento de casos de violência contra a mulher durante a covid-19, que atingiu o Brasil em fevereiro de 2020. O número equivale a 20% dos 2.383 municípios ouvidos pela nova edição da pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sobre a pandemia.
Em 269 (11,3%) municípios, houve elevação nas ocorrências de violência contra criança e adolescente, em 173 (7,3%) foram registrados mais episódios de agressão contra idosos, e em 71 (3%) contra pessoas com deficiência. Em outras 1.684 cidades (70,7%), as prefeituras não receberam mais denúncias de violência contra esses segmentos.
Somados, os percentuais de cidades onde houve acréscimo de casos de agressão contra diferentes segmentos chegam a 41,9% dos municípios ouvidos no estudo.
POLÍTICA Vereadora Edna entra com representação criminal contra Cattani
A vereadora Edna Sampaio (PT) ingressou com representação à Procuradoria-geral de Justiça para responsabilizar criminalmente o deputado estadual Gilberto Cattani pela prática de homofobia, e apontando a perseguição feita por ele contra ela nos meios judiciais.
A ação foi encaminhada pela Procuradoria à 8ª Promotoria de Justiça Criminal da Comarca de Cuiabá.
O requerimento, que foi direcionado ao Promotor Adriano Augusto Streicher de Souza pelo Procurador-Geral de Justiça, argumenta que o deputado tem praticado uma “guerra jurídica” contra a vereadora devido à sua posição de defesa da população LGBTQIA+