Publicado em Sexta - 02 de Dezembro de 2022 | por Redação TA c/ PJC-MT

POLÍCIA Ex-mulher de traficante é presa com mais de 30 porções de crack em Confresa

Uma mulher envolvida com o tráfico de drogas no município de Confresa (1.160 km a nordeste de Cuiabá) foi presa em flagrante pela Polícia Civil, na quinta-feira (01.12), após ser surpreendida em posse de mais de 30 porções de crack. A suspeita de 45 anos é ex-mulher de um traficante, alvo da operação PC Retomada, em que são cumpridos mandados em todo estado.

Os policiais da Delegacia de Confresa receberam informações de que a suspeita estava comercializando o comércio de entorpecentes em um cruzamento no bairro Vila Nova. No local, os policiais constataram a veracidade da denúncia encontrando a suspeita na companhia de algumas pessoas, possivelmente usuários de drogas.

Durante a abordagem, os policiais apreenderam uma bolsa em que estavam armazenadas 30 porções de crack e R$ 350 em dinheiro

Leia mais...
Polícia Civil-MT
Polícia Civil-MT

PJC-MT
PJC-MT

POLÍCIA Autor de latrocínio tentado tem prisão cumprida pela Polícia Civil em Barra do Garças

Publicado em Sexta - 02 de Dezembro de 2022 | por Redação TA c/ PJC-MT

O autor de uma tentativa de latrocínio ocorrido contra um taxista em Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá), foi preso pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (02.12), durante ação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) para cumprimento de mandado judicial.

Leia mais...
© Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil

SAÚDE Após dois anos de covid, um em cada quatro jovens não estuda

Publicado em Sexta - 02 de Dezembro de 2022

Após dois anos de pandemia, em 2021, um em cada quatro jovens brasileiros de 15 a 29 anos, o equivalente a 25,8%, não estudava, nem estava ocupado. Mais da metade - 62,5% - é mulher. Os dados fazem parte da Síntese de Indicadores Sociais (SIS): uma análise das condições de vida da população

Leia mais...
© José Cruz/Agência Brasil
© José Cruz/Agência Brasil

GERAL Supremo aprova revisão de toda vida de aposentadorias

Publicado em Quinta - 01 de Dezembro de 2022

Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (1°) reconhecer a chamada revisão de toda vida de aposentadorias pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A decisão atinge aposentados que entraram na Justiça para pedir o recálculo do benefício com base em todas as contribuições feitas ao longo da vida.

Leia mais...
Emanoele Daiane
Emanoele Daiane

POLÍTICA Vanderlúcio é sabatinado para presidência da Arsec na Câmara, Zito Adrien para diretoria da Ouvidoria e Alex para direção de Fiscalização

Publicado em Quinta - 01 de Dezembro de 2022 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

Por 22 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, nesta quinta-feira (1), os nomes do ex-diretor da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), Vanderlúcio Rodrigues, à presidência da Arsec e também do atual diretor presidente da autarquia

Leia mais...
© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

ECONOMIA Pix deixará de ter limite por transação em 2023, anuncia BC

Publicado em Quinta - 01 de Dezembro de 2022

A partir de 2 de janeiro, o Pix não terá mais limite por transação, anunciou nesta quinta-feira (1º) o Banco Central (BC). Os limites de valor serão mantidos apenas por período: diurno (6h às 20h) ou noturno (20h às 6h). Com a mudança, o cliente poderá transferir todo o limite de um período (diurno ou noturno) em apenas uma transação Pix

Leia mais...
Testagem rápida para HIV é gratuita, segura e sigilosa - Foto: Adobe Stock
Testagem rápida para HIV é gratuita, segura e sigilosa - Foto: Adobe Stock

SAÚDE Dia Internacional de Luta contra o HIV e a Aids alerta para prevenção e o diagnóstico precoce

Publicado em Quinta - 01 de Dezembro de 2022 | por Redação TA c/ SES-MT

O Dia Internacional de Luta contra o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), comemorado anualmente neste 1º de dezembro, reforça o alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce do HIV e da Aids. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que aproximadamente 38,4 milhões de pessoas em todo o mundo estejam vivendo com o vírus ou a doença.

Dados do Sistema de Informação de Agravo de Notificação (Sinan) apontam que o Estado de Mato Grosso notificou 352 novos casos de Aids em 2020 e 363 novos casos em 2021. De janeiro a outubro de 2022, já foram registrados 205 novos casos da doença.

Já em relação ao diagnóstico por HIV – quando a pessoa apresenta o vírus, mas ainda não desenvolveu a doença Aids –, foram notificados 871 novos casos em 2020 e 967 novos casos em 2021.

Leia mais...
Floresta Amazônica - Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Floresta Amazônica - Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

MEIO AMBIENTE Inpe aponta queda de 13,8% do desmatamento em Mato Grosso no último ano

Publicado em Quinta - 01 de Dezembro de 2022 | por Redação TA c/ Sema-MT

A área desmatada em Mato Grosso em 2022 teve redução de 13,8% em comparação com o ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no relatório anual do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes)

Leia mais...
Luiz Alves
Luiz Alves

CIDADE Stopa dialoga sobre construção de complexo logístico e investimentos para Região Sul com a UCAM

Publicado em Quinta - 01 de Dezembro de 2022 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

O vice-prefeito de Cuiabá e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, dialogou na tarde desta terça-feira (29), na sede da União Coxipoense de Associações de Moradores (UCAM), com representantes e lideranças do movimento comunitário e pontuou sobre ações destinadas à Região Sul pela gestão Emanuel Pinheiro. Durante a reunião, o vice-prfefeito apresentou o plano de ação mediante a implantação de um Central de Amazenamento e Distribuição de Produtos Alimentícios ou Insumos Agrícolas. O empreendimento irá beneficiar diretamente cinco localidades.

“O novo empreendimento,por si só,representa ganho imensurável para Cuiabá.

Leia mais...
© Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

SAÚDE Mortalidade por Aids cai 78% desde 1995 em São Paulo

Publicado em Quarta - 30 de Novembro de 2022

Levantamento da Fundação Seade, órgão do governo paulista, mostra que a mortalidade por Aids no estado caiu 78% desde 1995, ano do pico de mortes pela doença. Na década de 1990 foram 7.739 mortes, sendo 5.850 homens. Em 2021, foram 1.719 mortes, sendo 1.237 entre a população masculina.

Leia mais...