Notícias
MEIO AMBIENTE Amazônia: redução da pobreza e do desmatamento podem coexistir
Pesquisa do Instituto Escolhas, divulgada hoje (15), mostra que a redução da pobreza nos estados da Amazônia Legal e a queda no desmatamento da floresta não são excludentes. De acordo com o estudo Como a bioeconomia pode combater a pobreza na Amazônia, o investimento em duas atividades
SAÚDE PL quer obrigar empresas fornecedoras de água a informar consumidores sobre presença de agrotóxicos
Empresas fornecedoras de água serão obrigadas a indicar na fatura dos consumidores a presença de agrotóxicos encontrados no sistema de abastecimento em Mato Grosso, caso o Projeto de Lei 198/2023, de autoria do deputado Lúdio Cabral (PT), seja aprovado e sancionado.
O projeto foi apresentado em fevereiro deste ano e estabelece que as informações sejam apresentadas mediante demonstrativo com os resultados das análises mensais.
POLÍTICA Lula quer banco público emprestando para obras em municípios
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (14), no encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Brasília, que os bancos públicos federais devem emprestar recursos para financiar obras em estados e municípios. A FNP é a entidade que reúne gestores de todas as capitais e municípios com mais de 80 mil habitantes.
"Vou trabalhar para que os bancos públicos tratem de emprestar recursos para cidades com capacidade de endividamento e de financiamento. Não tem sentido banco não querer emprestar dinheiro para que um estado ou um prefeito faça uma obra.
SAÚDE Comissão de Saúde vai indicar o deputado Paulo Araújo (PP) para comandar a comissão externa
O presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Lúdio Cabral (PT), afirmou que vai sugerir ao Plenário da Deliberações, durante a sessão ordinária de quarta-feira (15), que vai deliberar sobre o Decreto de Intervenção na Saúde de Cuiabá
GERAL Enfermeiro de MT é eleito conselheiro fiscal da Unicred
A Unicred Mato Grosso elegeu na última semana, seu novo Conselho Fiscal para o triênio 2023/2025. Ao todo, três cooperados farão parte do grupo como membros titulares: André Luis da Silva Campos, Debora Teresa Ormond e Naime Marcio Moraes.
André Campos é o primeiro enfermeiro eleito para o cargo nos 32 anos da cooperativa em Mato Grosso. Sua eleição assegura representatividade para a maior categoria de profissionais da saúde do Brasil, com cerca de 2,8 milhões de trabalhadores.
POLÍTICA Bolsonaro pede que TCU fique com joias até decisão final
O requerimento para que o TCU receba em juízo o kit contendo um relógio de pulso; um par de abotoaduras; uma caneta; um anel e uma espécie de terço (uma masbaha) foi protocolado ontem (13) e é citado em um ofício encaminhando à Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários
GERAL Prefeito de Cuiabá é eleito vice-presidente da região Centro-Oeste e integra nova diretoria da FNP
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, foi eleito na tarde desta terça-feira (14), como vice-presidente da região Centro-Oeste da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A posse da nova diretoria da entidade, eleita na 84ª Reunião Geral, em Brasília/DF, contou com a participação do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva
EDUCAÇÃO Resultado do Fies 2023 já está disponível
O Ministério da Educação (MEC) divulgou há pouco o resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2023. No total, 205.177 candidatos se inscreveram para disputar 67.301 vagas em instituições particulares de ensino superior.
POLÍCIA Sema-MT e Polícia apreendem três armas de fogo e munições que seriam utilizadas em caça ilegal
Na primeira semana da Operação Amazônia, os fiscais da Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com a Polícia Militar (PMMT), apreenderam três armas de fogo e 89 munições calibre 22, que seriam utilizadas para a caça de animais silvestres na região noroeste do estado. Os suspeitos foram conduzidos à delegacia de Colniza (1.042 km de Cuiabá).
A equipe atendeu uma denúncia anônima de caça de animais silvestres em uma propriedade. Após a vistoria, foi encontrada uma anta em cativeiro, prática que é proibida por se tratar de animal silvestre.
GERAL Lula quer criar programa para financiar produção agrícola indígena
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que pretende criar um programa de financiamento para a agricultura indígena, para aumentar a capacidade de produção desses povos. Ele participou, nesta segunda-feira (13), da 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, e visitou uma feira montada no evento, no Centro Regional Lago Caracaranã, de produtos orgânicos, de artesanato e a exposição de animais criados em terras indígenas.
“Essa é uma prova que vi aqui na pequena feira que acabei de visitar, uma demonstração que, na medida que vocês têm oportunidade, que têm garantida a terra e que têm garantido incentivo financeiro para vocês produzirem, possivelmente vocês produzirão igual ou melhor do que qualquer outra pessoa que tenta tirar o sustento da terra.