Notícias
POLÍTICA MPF se manifesta diante do recurso de Coligação em desfavor da prefeita de Várzea Grande
O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso, por meio da procuradora Regional Eleitoral no estado, Cristina Nascimento de Melo, manifestou-se pelo provimento do recurso interposto pela Coligação “Mudança com Segurança” em desfavor da prefeita de Várzea Grande Lucimar Sacre de Campos.
EDUCAÇÃO Prazo de renovação do Fies é adiado para 25 de maio
O prazo para renovação do contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre deste ano foi adiado mais uma vez e se encerra no dia 25 de maio. O prazo final para a renovação seria nesta quinta-feira (10). A nova data foi definida em portaria publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.
Os contratos do Fies precisam ser aditados todo semestre. O pedido é feito inicialmente pelas instituições de ensino e depois as informações devem ser validadas pelos estudantes pela internet no Sistema Informatizado do Fundo de Financiamento Estudantil (SisFies). Neste semestre, cerca de 1,1 milhão de contratos devem ser renovados.
POLÍCIA Polícia Civil resgata ex-vereador mantido em cativeiro em Poxoréu
O resgate e a prisão dos criminosos foram realizados pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e pelas Delegacias de Poxoréu e Primavera do Leste, coordenados pelos delegados Caio Fernando Alvares de Albuquerque e Anamaria Machado Costa.
POLÍCIA Suspeito conhecido por planejar diversos roubos é preso em Várzea Grande
Polícia Militar do 4º Batalhão prendeu nesta terça-feira (08.05) indivíduo que era procurado pela autoria e planejamento de diversos roubos na Rua 24 do bairro São Benedito, em Várzea Grande. Ao avistar a viatura, o suspeito Rodrigo Ferreira de Almeida, 27 anos, fugiu desesperadamente para o interior de uma residência, mas foi abordado e em seu bolso foram encontradas quatro porções de pasta base.
Rodrigo possui diversas tatuagens, entre elas, uma de palhaço no braço e é conhecido como Carpa. Contra ele há, ainda, um mandado de prisão em aberto pela comarca de Tangará da Serra. Ele estava em frente à residência quando a viatura fazia rondas pelo local. E não soube responder porque teria corrido quando viu a viatura.
Com apoio de mais uma viatura da 3º Companhia, foi realizada uma vistoria na casa, onde estavam outras duas pessoas identificadas pelas iniciais C.M.R.M.. e C. No local foram localizadas três rádios comunicadores de frequência da polícia. Os suspeitos foram entregues no Cisc do Parque do Lago para as devidas providências.
POLÍTICA Vereador lança projeto que fomenta o turismo em Mato Grosso
Apresentar ao mundo as belezas naturais e a diversidade cultural de Mato Grosso e fomentar o turismo no estado são os principais objetivos do Explore MT, projeto do vereador Felipe Wellaton (PV) lançado nesta quarta-feira (09/05), dia em que o estado comemora os seus 270 anos de fundação.
Durante duas semanas, em janeiro deste ano, Wellaton percorreu mais de 5 mil quilômetros em Mato Grosso. Além de contemplar os três biomas do estado, Pantanal, Amazônia e Cerrado, o roteiro do Explore MT agraciou três aldeias indígenas em Campo Novo do Parecis.
“Assim como o próprio nome já revela, o Explore MT é o resultado do meu sonho de descobrir e estudar as regiões de Mato Grosso. Há algum tempo eu me perguntei porque viajar o mundo se em Mato Grosso há um continente a ser explorado?” Senti o desejo de conhecer a imensidão desse estado muito além das fotografias, vídeos e relatos”, conta Felipe Wellaton.
Wellaton saiu de Cuiabá e foi para Cáceres, uma das portas de entrada para o Pantanal mato-grossense. De lá seguiu para a histórica Vila Bela da Santíssima Trindade. Nova Lacerda foi o terceiro destino. Os índios das aldeias Wazare, Quatro Cachoeiras e Utiariti fizeram as honras da casa e apresentaram as belezas de Campo Novo do Parecis. A Amazônia começou a ser contemplada em São José do Rio Claro, seguindo por Alta Floresta e Peixoto de Azevedo. Depois disso, Wellaton cruzou o Xingu chegando à região Araguaia onde visitou Nova Xavantina e Barra do Garças.
Todo esse percurso foi registrado e o resultado dessa expedição deu origem ao documentário Explore MT. São mais de 60 horas de gravação que serão editadas e transformadas em vários vídeos. Wellaton reforça que o objetivo desses vídeos é gerar nos mato-grossenses e em turistas brasileiros e estrangeiros o desejo de conhecer Mato Grosso.
“O turismo é a economia verde, uma verdadeira indústria sem chaminé. Além de abrir novos postos de emprego, permitir o aumento da renda dos moradores, movimentar o comércio e girar economia local, a atividade turística traz consigo investimentos em infraestrutura, transporte e oportunidades de qualificação para os trabalhadores. E o mais importante, para que o ecoturismo seja forte, nossas fauna e flora e águas precisam estar preservadas”.
Esta é a primeira parte do Explore MT. Segundo o vereador, mais cidades mato-grossenses, como Poconé, Nobres, Jaciara, Chapada dos Guimarães entre outras, serão percorridas para dar continuidade ao projeto.
“Mato Grosso é continental, é impossível passar por todos os pontos importantes em apenas quinze dias de estrada. Ainda temos muito mais para descobrir em nosso estado”.
O primeiro vídeo do Explore MT está disponível em: