Notícias PECUÁRIA
Indea fiscalizará 309 propriedades na fronteira com a Bolívia durante etapa de vacinação
De 29 de outubro a 1º de dezembro, 15 equipes compostas por médicos veterinários e agentes fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT), estarão fiscalizando a vacinação contra a febre aftosa em propriedades localizadas na faixa de 15 km de fronteira seca com a Bolívia.
Indea alinha estratégia de ação com equipes que acompanharão vacinação na fronteira com a Bolívia
O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) realiza, nesta segunda-feira (29.10) às 8h30, em Cáceres, uma reunião com agentes fiscais da autarquia, que irão atuar na vigilância veterinária e fiscalização da vacinação contra febre aftosa na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.
A reunião será para instrução e preparação das equipes para a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, de 1º a 30 de novembro. Nesta etapa é obrigatória a imunização de bovinos e bubalinos, com até 24 meses de idade.
Mais de 98% do rebanho foi imunizado contra aftosa na primeira etapa de vacinação
A primeira etapa da campanha de vacinação deste ano contra a febre aftosa, realizada em maio, imunizou 197,87 milhões de animais no país, atingindo cobertura vacinal de 98,33% do rebanho de bovinos e bubalinos. Nesta fase, o número de animais envolvidos era de 201,2 milhões.
Indea alerta produtores sobre prazo da 1ª etapa de vacinação contra febre aftosa
A primeira etapa de vacinação contra febre aftosa de 2018 termina na quinta-feira (31.05), em Mato Grosso. O produtor deve vacinar todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando, com exceção das propriedades localizadas no baixo Pantanal. A estimativa para a campanha de maio é imunizar 29 milhões de animais.
Indea e Idaron discutem estratégias para zona livre da vacinação contra aftosa
O Indea-MT recebeu, na última semana, representantes da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) para um alinhamento de ações de cooperação na região de fronteira entre os dois estados, pensando o processo de retirada da vacina de febre aftosa.
Vacinação contra febre aftosa atinge 99,7% dos animais em Mato Grosso
Na etapa de novembro de 2017, primeira após a inversão do calendário de vacinação contra a febre aftosa, 13.957.559 dos 13.990.525 dos animais de zero a 24 meses existentes em Mato Grosso foram vacinados, o que corresponde a 99,70% do total.
Indea participa de missão técnica com equipe das Filipinas
O objetivo da missão é visitar unidades veterinárias e fazendas de criação de bovinos para a realização de atividades no âmbito da saúde animal. Em Mato Grosso, serão vistoriados pelos auditores filipinos as unidades do Indea de Araputanga e de Barra do Garças onde serão verificados os controles sanitários gerenciados pelo órgão, bem como, duas fazendas (uma em cada município) para demonstração do modo de produção. Além de Mato Grosso, estão previstas atividades no âmbito de saúde animal em Goiás e São Paulo.
Indea-MT realiza operação inédita na região de fronteira com a Bolívia
Toda a ação foi desenvolvida em consonância com Mapa, alicerçado pela Guia Técnica de Trabalho para a última etapa do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa.
Vacina contra febre aftosa terá composição alterada
O vírus da febre aftosa é altamente contagioso. O animal afetado apresenta febre alta, que diminui após dois a três dias. Em seguida, aparecem pequenas bolhas que se rompem, causando ferimento. A transmissão pode ocorrer por meio da ingestão de água e alimentos que estejam contaminados pela saliva de animais doentes. O vírus é resistente, podendo sobreviver durante meses em carcaças congeladas.
Brasil é o primeiro país a aderir ao banco de vacinas contra febra aftosa na América Latina
Os representantes dos países que compõem a Cosalfa aprovaram ainda resolução para apoiar a Colômbia na erradicação de quatro focos de aftosa detectados recentemente. “Será enviada uma missão técnica àquele país, sob a coordenação da Panaftosa (Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa), para ajudar os colombianos e trocar experiências”, disse Marques, que também é diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).