Publicado em Domingo - 06 de Agosto de 2023

Professores apontam desafios da escola em tempo integral

Na última quinta-feira (3), o município Mata de São João (BA) alcançou a meta de ter todas as matrículas das escolas municipais em tempo integral. O marco foi atingido com a inauguração da Escola Municipal Professora Angelina Rodrigues do Nascimento, na Praia do Forte. Na cidade, localizada na região metropolitana de Salvador, os alunos da educação infantil e do ensino fundamental passam pelo menos sete horas por dia na escola e têm atividades de esporte, cultura e sustentabilidade.

A modalidade tornou-se política pública nacional esta semana com a sanção da Lei 14.640/2023, que institui o Programa Escola em Tempo Integral. O governo federal irá investir R$ 4 bilhões para ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica em 2023. A meta é alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.

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@Tânia Rêgo/Agência Brasil
@Tânia Rêgo/Agência Brasil

Assessoria
Assessoria

Parceria entre Seduc e Hospital de Câncer garante continuação de estudos para crianças em tratamento

Publicado em Quinta - 03 de Agosto de 2023 | por Redação TA c/ Seduc-MT

Parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) com o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), por meio do projeto Classe Hospitalar, possibilita a continuidade da formação escolar das crianças que estão em tratamento na unidade hospitalar.

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Wesley Rodrigues
Wesley Rodrigues

Reativados pela Seduc, grêmios estudantis já estão presentes em 76% das escolas estaduais de MT

Publicado em Quinta - 03 de Agosto de 2023 | por Redação TA c/ Seduc-MT

Três anos após serem reativados pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc), os grêmios estudantis já foram implantados em 76,5% das 666 escolas estaduais, colocando o Estado como o mais ativo na democratização dos espaços escolares. O índice está bem acima da média nacional para escolas públicas, que é de 12,3%

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Assessoria
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Expansão da educação em tempo integral incentivada pelo Governo Federal é realidade vivida por 80 escolas em MT

Publicado em Terça - 01 de Agosto de 2023 | por Redação TA c/ Seduc-MT

A regulamentação da Lei de Incentivo às Escolas de Tempo Integral, pelo Governo Federal, nesta segunda-feira (31.08), em Brasília, mostra que a educação pública em Mato Grosso está no caminho certo. O Governo do Estado tem investido na ampliação do sistema de escolas de tempo integral e já adotou o sistema em 80 unidades de ensino, que atendem mais de 24,5 mil alunos do ensino fundamental e médio.

“O repasse de mais recursos da União a partir deste ano, certamente vai contribuir com a ampliação do número de vagas

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© Tânia Rêgo/Arquivo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Arquivo/Agência Brasil

Educação em tempo integral é bem recebida por gestores

Publicado em Terça - 01 de Agosto de 2023

O Programa Escola em Tempo Integral, cuja lei foi sancionada nesta segunda-feira (31) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi bem recebido por gestores e trabalhadores em educação. A perspectiva é que o programa atenda a uma demanda de aumento de matrículas em tempo integral e que, com isso, haja melhora nos resultados educacionais

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Presidente do Sintep/VG, Juscelino Dias de Moura
Presidente do Sintep/VG, Juscelino Dias de Moura

Fórum Sindical convoca servidores para manifestação contra falta de proposta salarial da gestão do Prefeito Kalil Baracat

Publicado em Quarta - 26 de Julho de 2023 | por Assessoria Sintep/VG

A insatisfação dos servidores públicos da prefeitura de Várzea Grande (VG) atingiu um ponto crítico devido à falta de responsabilidade, respeito e compromisso por parte do Prefeito Kalil Baracat e sua equipe de governo.

Após a promessa de apresentar uma proposta oficial de Revisão Geral Anual (RGA) de 4,36% até o dia 19/07, a gestão não cumpriu com o compromisso, o que gerou um sentimento de engano entre os trabalhadores.

Em resposta a essa situação, o Fórum Sindical convocou os servidores para um forte ato público/carreata nesta quarta-feira (26/07), às 7:30h

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Davi Valle
Davi Valle

Prefeito entrega neste sábado (22), às 8h, a 22ª unidade educacional reformada em seu segundo mandato

Publicado em Quinta - 20 de Julho de 2023 | por Redação TA c/ Secom CBA

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entrega neste sábado (22), às 8h, a reforma de mais uma unidade da rede pública municipal de educação. Esta será a 22ª unidade reformada e entregue, no segundo mandato da atual gestão Municipal.

A Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Novo Renascer, localizada na Estrada Rio dos Couros, Km 54 - Fazenda Velha, Distrito do Coxipó da Ponte atende 195 estudantes da Educação Infantil (Pré-Escola II) e do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano.

Em 2016 (gestão anterior), o bloco das salas de aula foi interditado devido à queda da estrutura de madeira e das telhas cerâmicas. A escola passou a atender em salas modulares.

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Levantamento aponta que 97,3% dos profissionais da educação estadual se consideram sobrecarregados

Publicado em Sexta - 14 de Julho de 2023 | por Assessoria Sintep/MT

Consulta realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) revela que para 97,3% trabalhadores da educação a rotina pedagógica em 2023 se tornou mais extenuante do que em anos anteriores. O levantamento faz parte do questionário disponibilizado pela Secretaria de Assuntos Educacionais do Sintep/MT, por meio da plataforma google forms, para saber a opinião dos educadores na rede estadual, sobre a rotina pedagógica após medidas impostas pelo governo Mauro Mendes ao longo do primeiro semestre.

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Assessoria
Assessoria

Robótica inova na educação de jovens e torna escola muito mais atrativa

Publicado em Quinta - 13 de Julho de 2023 | por Redação TA c/ Seduc-MT

A robótica educacional estabeleceu uma nova rotina para os estudantes da Escola Estadual Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, em Campo Novo do Parecis (MT). Com o kit de robótica disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), os alunos passaram a montar protótipos e outros projetos. Os trabalhos feitos no decorrer nos primeiros meses de 2023 foram expostos na mostra ‘Programando o amanhã’, realizada como encerramento do ano letivo.

Segundo o professor de Física da escola, Francisco das Chagas Brito Paiva, para muitos dos estudantes a robótica educacional é um universo totalmente novo, desafiador e uma ferramenta que torna a escola muito mais atrativa.

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© Antonio Cruz/ Agência Brasil
© Antonio Cruz/ Agência Brasil

Fim das escolas cívico-militares repercute entre estudantes e escolas

Publicado em Quarta - 12 de Julho de 2023

O Ministério da Educação (MEC) começou, esta semana, o processo de extinção do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). A decisão, que impacta cerca de 200 escolas nas cinco regiões do país, foi comemorada e criticada. Para alguns, o modelo precisa ser extinto e não está em conformidade com o papel da escola pública. Para outros, o modelo gera resultados e deve ser mantido.

Para a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a medida é uma vitória, pois o modelo cívico-militar é “um modelo de escola que acaba privando os estudantes de ter liberdade de expressão”. Para a presidenta da entidade, Jade Beatriz, o modelo “não apoia a formação do pensamento crítico e acaba excluindo uma parcela dos estudantes”.

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