Notícias EDUCAÇÃO
Provas do Enem em dois domingos permitem revisão e descanso
O novo formato de provas foi escolhido pela população em consulta aberta realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em janeiro e fevereiro: 42% votaram por provas em dois domingos seguidos; 34% por domingo e segunda-feira e 23% pela manutenção das provas em apenas um fim de semana.
Fies terá 100 mil vagas a juro zero a alunos de baixa renda no próximo ano
Haverá três modalidades do programa; em uma delas, para alunos com renda familiar per capita de até três salários, a taxa de juros será zero.
Terminam hoje inscrições em cursos gratuitos de qualificação a distância
Nesta fase, são mais de 80 cursos oferecidos por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, que se candidataram a oferecer os cursos de forma voluntária. Segundo o MEC, ainda este ano serão ofertadas mais vagas dentro do programa: pelo menos 500 mil em agosto e mais 500 mil em outubro.

MEC libera R$ 347 milhões para universidades e institutos federais
Os recursos estão previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017. Essa liberação cobrirá as despesas de custeio e investimento das unidades de um modo que não comprometa o funcionamento das instituições. Essa elevação aumentará o limite de empenho em mais R$ 900 milhões para as universidades e os institutos federias em todo o País.
Concurso para professor da educação básica terá quatro fases eliminatórias
Já para os cargos de Técnico Administrativo Educacional (TAE) e Apoio Administrativo Educacional (AAE), o processo será diferente. Candidatos a TAE farão, na primeira fase, uma prova objetiva de múltipla escolha de caráter eliminatório, composta por 60 questões e, na segunda, redação e prova dissertativa também com quatro questões, sendo três da disciplina específica a que concorre a uma vaga, e uma relativa às políticas públicas de educação.
Cursos de pós-graduação são avaliados a partir desta segunda (3)
Os estudos e indicadores produzidos pela avaliação possibilitam políticas governamentais de apoio e crescimento da pós-graduação, além de uma agenda que diminua desigualdades entre regiões do Brasil ou no âmbito das áreas do conhecimento.