Notícias SEGURANÇA
Polícia Civil reforçará unidades das cidades com festas de Carnaval
Para as cidades com festas, equipes com um delegado, um escrivão e três investigadores, irão reforçar o efetivo local, no período noturno dos dias de carnaval, iniciando já nesta sexta-feira (24 de fevereiro) até o dia 28. As demais unidades policiais da região metropolitana, que já trabalham no pronto atendimento, funcionarão normalmente, seguindo as escalas de serviço, podendo as equipes ser reforçadas nos plantões de Cuiabá e Várzea Grande.
Polícia Militar emprega mais 1,3 mil policiais nas ruas durante os dias de folia
Também estão escalados policiais das unidades especializadas como Batalhão de Polícia Militar Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), da Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Regimento Montado (RPMon) e Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA).
Após investimento de R$ 250 mil, Ciosp de Rondonópolis é reinaugurado
Das 3.537 chamadas envolvendo crimes contra a pessoa, 1.692 foram casos de ameaças, seguido de 773 registros de violência doméstica e 622 por lesão corporal. No Corpo de Bombeiros, 30% das 22.325 ligações no 193 foram trotes. Os dados são relativos de janeiro a junho de 2016.
Serviço bloqueia apenas o aparelho e não a linha telefônica
O bloqueio do aparelho visa reduzir as ocorrências de roubos e furtos de celulares, que representam uma fatia grande dos registros de boletins de ocorrência. No ato da comunicação, o cidadão vítima deverá informar que desejar realizar o bloqueio do aparelho.
Cidadão pode bloquear linhas de celulares roubados nas delegacias
Na região metropolitana, a inclusão do pedido ao CEMI ficará a cargo da Central de Registro de Ocorrências, na Prainha-Cuiabá, Delegacias de Roubos e Furtos de Cuiabá e de Várzea Grande. No interior do estado, há três pontos para inserção: um na Delegacia Regional de Rondonópolis, na Delegacia Regional de Sinop e um na Regional de Cáceres. O recebimento das ocorrências será feito via sistema, por comunicação das unidades.

Mato Grosso inaugura primeira Célula de Inteligência de Fronteira
Os policiais realizam patrulhamentos pelas rodovias, estradas vicinais, operações, barreiras fixas e volantes. São três postos de fiscalização: Matão (no município de Pontes e Lacerda), Vila Cardoso (em Porto Esperidião), Avião Caído (em Cáceres), além da base do grupamento, em Porto Esperidião. Os policiais também atuam em parceria nos seis postos fixos do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) do Corixa, Corixinha, Las Petas, Fortuna, Ponta do Aterro e Marfil.
Pessoas do mundo inteiro podem acessar serviços da Segurança pela internet
Pela ferramenta, a população tem acesso a 10 serviços online, tais como: solicitação e consulta do documento de identidade, emissão de taxas da segurança pública, Delegacia Virtual, pré-registro do Boletim de Ocorrência, emissão e autenticação da certidão de antecedentes criminais, consulta e autenticação da certidão de acidente de trânsito, pesquisa de situação de veículo, consulta a mandados de prisão, consulta de unidades da Segurança Pública e um canal de comunicação com a Ouvidoria Geral de Mato Grosso.
Núcleos de Inteligência da Polícia Civil serão integrados com o Sistema Penitenciário
Atualmente a Polícia Judiciária Civil conta com 24 NIs, instalados nas delegacias de polícia, distribuídos pelas 15 regionais do Estado de Mato Grosso, nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Guarantã do Norte, Juina, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Lesta, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Várzea Grande, e Vila Rica.