Notícias GERAL
Operação Lei Seca prende quatro condutores alcoolizados e remove 31 veículos
Operação Lei Seca realizada na noite deste sábado (20.04) na MT-251, em Cuiabá, resultou na prisão de quatro motoristas embriagados e remoção de 31 veículos, entre carros e motocicletas. A ação ocorreu em frente ao 3° Pelotão da Polícia Militar.
Modernização da Escola de Saúde Pública alcança 83%; entrega está prevista para segundo semestre de 2024
Com mais de R$ 18 milhões investidos na obra de reforma e modernização da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) busca fortalecer a política de Educação Permanente em Saúde. A obra, que entrou em sua fase final, já totaliza 83% de execução
Sesp realiza dois leilões para venda de 82 veículos e sucatas nesta semana
A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso realiza na próxima quarta e quinta-feira (24 e 25.04), em Cuiabá, dois leilões de 82 veículos e sucatas que eram utilizadas pelas forças policiais. Estão à venda 53 motocicletas e 29 carros usados. São veículos de diversas marcas e modelos
Inscrições para projetos sociais do Corpo de Bombeiros começam nesta segunda-feira
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) abre, nesta segunda-feira (15.04), as inscrições para a participação de crianças e adolescentes nos projetos sociais Bombeiros do Futuro, Musicalizar e Karabom. Os interessados têm até o dia 5 de maio para se inscrever (clique aqui). Ao todo, foram disponibilizadas 475 vagas.
Policiais militares salvam recém-nascida que estava engasgada com leite materno
Policiais militares do 11º Batalhão salvaram, na noite desta sexta-feira (12.04), uma recém-nascida de apenas três dias de vida que estava engasgada com leite materno, em uma residência no bairro Jardim da Oliveiras II, no município de Sinop (480 km de Cuiabá).
Inscrições para Programa de Residência Técnica encerram no dia 16 abril
As inscrições para formação de cadastro de reserva do Programa de Residência Técnica encerram na terça-feira (16.04). O programa é gerido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). As inscrições podem ser feitas no link seletivo.seplag.mt.gov.br e não há cobrança de taxa.
Amigos se despedem de Ziraldo e lembram seus traços contra a ditadura
Antes de ser conhecido como o pai do Menino Maluquinho e ícone da literatura infanto-juvenil, o cartunista Ziraldo, falecido no sábado (6), aos 91 anos, teve atuação marcante como jornalista em defesa de democracia. Durante a ditadura militar, usou seus traços para combater o regime autoritário e defender a liberdade de expressão.
O corpo do desenhista foi velado neste domingo, 7 de abril, data que marca o Dia do Jornalista. O velório foi no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, cidade onde o mineiro de Caratinga morreu de causas naturais.
Licitação inovadora garante que obras não serão paralisadas em Mato Grosso
O Governo de Mato Grosso se tornou pioneiro no país na realização de obras públicas com previsão de Cláusula de Retomada no Seguro Garantia. A inovação vai garantir mais qualidade em obras de grande vulto, com valor acima de R$ 50 milhões, e, principalmente, garantir que essas obras sejam entregues para a população.
Comissão aprova pedido de perdão inédito por violações na ditadura
Além de reconhecerem as graves consequências da ação e omissão estatal contra membros das etnias krenak e guarani-kaiowá, os membros do colegiado consentiram um pedido de desculpas formal em nome do Estado brasileiro. Também aprovaram uma série de recomendações a serem implementadas por órgãos públicos a fim de evitar que os fatos se repitam.
Assembleia Legislativa cria Câmara Setorial para discutir políticas públicas de habitação
A Assembleia Legislativa aprovou na última semana, a criação de uma Câmara Setorial Temática para discutir políticas públicas para moradia popular em Mato Grosso. O requerimento é do deputado estadual Wilson Santos (PSD).
A Câmara Setorial terá 180 dias prorrogáveis pelo mesmo período para apresentar um estudo de demandas e apontar soluções para o tema.
Vale dizer que no final de 2023, o Governo do estado lançou o novo Sistema Habitacional de Mato Grosso (SiHabMT), com o objetivo de garantir moradia própria para 40 mil famílias até o final de 2026. Contudo, o estado enfrenta grande demanda por habitação e conflitos por terras ainda são vistos em todos os municípios.