Notícias SAÚDE
Estudo relaciona zika a problemas cardíacos
A pesquisadora recomenda que pessoas com suspeita zika devem ficar atentas a sintomas relacionados às doenças cardiovasculares. "A pessoa com sintomas de zika que também apresentar sintomas como fadiga, falta de fôlego e palpitações no coração deve ver um médico imediatamente", disse.
Servidores da SES se mobilizam para garantir atendimento diferenciado na Caravana
As ações do Gabinete itinerante tiveram início no começo desta semana, sob o comando do secretário executivo da SES, Wisley Clemente, e terá continuidade com a chegada do secretário João Batista, a partir desta quinta-feira (09.03). No atendimento aos municípios, também serão tratados os assuntos pertinentes às Secretarias Adjuntas de Regulação, Serviços de Saúde e Política de Regionalização.
Novas políticas para mulheres garantem parto humanizado e acesso ao DIU
As diretrizes estão voltadas à prioridade ao parto natural, de menor risco para a saúde da mãe e do bebê, e acompanham as mais recentes evidências científicas. Elas foram elaboradas por grupo de especialista e colocadas em consulta pública, com 396 contribuições, 84% feitas por mulheres.
Venda de termômetro com mercúrio será proibida a partir de 2019
Em junho de 2016, a Anvisa abriu consulta pública sobre o tema. Na ocasião, a agência destacou o compromisso firmado com a Convenção de Minamata, onde 140 países, incluído o Brasil, comprometeram-se com o controle do uso e redução de emissões e liberações do mercúrio para a natureza.
Uso recreativo de anfetaminas está ligado a problemas cardíacos, diz estudo
Os voluntários foram distribuídos em grupos de não-fumantes, fumantes, usuários de anfetamina e usuários de metadona. Metadona é um substituto para heroína para pessoas que estão tentando abandonar o uso da droga.
Quinta edição da Caravana da Transformação começa nesta terça-feira
Além de Quatro Marcos, outros 13 municípios receberão atendimento. Para isso, um cronograma de atendimentos foi definido entre a coordenação de Saúde da Caravana da Transformação e os secretários municipais de saúde. As Prefeituras das cidades envolvidas são responsáveis pela regulação, transporte e alimentação dos pacientes.
Ministério da Saúde amplia público-alvo de seis vacinas
Em 2017, para as crianças, há ampliação da oferta da vacina tetra viral, passando a ser administrada de 15 meses até quatro anos de idade. Antes era administrada na faixa etária de 15 meses a menor de dois anos de idade. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a vacinação das crianças com a tríplice viral (sarampo, Caxumba e rubéola) aos 12 meses de idade (primeira dose) e aos 15 meses com a tetra viral (segunda dose com a varicela).