Notícias SAÚDE
Hospital Central do Estado será inaugurado no dia 19 de dezembro e marca novo capítulo na saúde de Mato Grosso
Dia 19 de dezembro será a inauguração do Hospital Central do Estado, uma das obras mais aguardadas e importantes para a população mato-grossense. Depois de 34 anos de paralisações e abandono, a nova unidade chega como um avanço decisivo na ampliação da oferta de atendimentos, exames e cirurgias, reforçando a estrutura hospitalar de todo o estado.
Com 287 leitos, sendo 60 de UTI, 36 de UCI e 191 de enfermaria, o Hospital Central foi planejado para atender milhares de pacientes anualmente, com capacidade para realizar 32 mil consultas, 80 mil exames e 6.500 cirurgias por ano.
Gestantes a partir de 28 semanas já podem receber vacina que protege bebês da bronquiolite e pneumonia
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu 15.580 doses da nova vacina contra o vírus sincicial respiratório, que previne doenças como a bronquiolite e a pneumonia, e começou a distribuição aos municípios nesta sexta-feira (5.12). A vacinação será destinada às gestantes a partir da 28ª semana de gestação.
Parceria com Einstein leva robótica ao Hospital Central, que inicia operações em janeiro de 2026
O Hospital Central de Alta Complexidade de Mato Grosso recebeu, na quarta-feira (03.12), o equipamento de sistema robótico para cirurgias minimamente invasivas Da Vinci XI, que possibilitará a realização de procedimentos de robótica em cirurgia geral, coloproctologia, aparelho digestivo, urologia, cirurgia oncológica, ginecologia e cirurgia pediátrica.
Hospital Metropolitano realiza 29 cirurgias em novo mutirão e ultrapassa 290 procedimentos em 2025
O Hospital Metropolitano, mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em Várzea Grande, realiza 29 cirurgias neste sábado (29.11), no 12º mutirão de 2025. Serão feitos procedimentos de colecistectomia (retirada de vesícula), hernioplastia (cirurgia de hérnia) inguinal e umbilical
Saúde anuncia compra de 1,8 milhão de doses contra vírus sincicial
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (25) uma compra, no valor de R$ 1,7 bilhão, de 1,8 milhão de doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite em recém-nascidos. O primeiro lote, com 673 mil doses, segundo a pasta, começa a ser distribuído aos estados ainda este mês.
Mato Grosso realiza 15ª captação de múltiplos órgãos e beneficia três pacientes em espera
A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou, nesta sexta-feira (21.11), no município de Sinop, a 15ª captação de múltiplos órgãos de Mato Grosso de 2025. O procedimento, feito no Hospital Regional de Sinop das 9h59 às 12h51, captou fígado e as duas córneas.
Equipe 100% mato-grossense faz primeira captação completa de múltiplos órgãos no Estado
A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), realizou mais uma captação de múltiplos órgãos no Hospital Municipal de Cuiabá, neste domingo (2.11). Essa foi a 13ª realizada pelo Estado neste ano, igualando ao total alcançado em 2024.
Famílias em luto transformam dor em esperança com doação de órgãos em Nova Mutum e Várzea Grande
A Central Estadual de Transplantes, unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), realizou duas captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso nesta quinta e sexta-feira (30 e 31.10). Os procedimentos foram realizados, respectivamente, em Nova Mutum e em Várzea Grande.
Mato Grosso realiza duas captações de múltiplos órgãos e salva vidas em Nova Mutum e Várzea Grande
A Central Estadual de Transplantes, unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), realizou duas captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso nesta quinta e sexta-feira (30 e 31.10). Os procedimentos foram realizados, respectivamente, em Nova Mutum e em Várzea Grande.
Whisky falsificado com metanol: Vigilância Sanitária identifica 14 lotes suspeitos em Mato Grosso
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária do Estado de Mato Grosso, emitiu, nesta sexta-feira (31.10), uma comunicação de risco para contaminação por metanol com 14 lotes de bebida sob suspeita. Entre 19 e 31 de outubro, foram notificados em Mato Grosso sete casos suspeitos
