Notícias POLÍTICA
TSE divulga cálculo para distribuição de tempo no horário eleitoral
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta sexta-feira (12), em Brasília, a base de cálculo para a distribuição de tempo no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. O tempo é calculado conforme a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados.
PF identifica plano para resgate de líderes criminosos em presídios
Com base em informações sobre um possível plano de resgate de líderes de organização criminosa presos nas penitenciárias federais de Brasília e de Porto Velho (RO), a Polícia Federal e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) deflagraram hoje (10) a Operação Anjos da Guarda.
O desmantelo do plano de resgate conta com a participação de 80 policiais federais, que estão cumprindo 11 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal; em duas cidades do Mato Grosso do Sul (Campo Grande e Três Lagoas); e em três municípios paulistas (São Paulo, Santos e Presidente Prudente).
Campanha eleitoral começa em 16 de agosto, e propaganda no dia 26
A propaganda eleitoral dos candidatos que disputam as eleições de 2022 será iniciada oficialmente no dia 16 de agosto. Essa data marca ainda o início da realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou outros atos de campanha eleitoral. Fica autorizada também a propaganda na mídia impressa e na internet.
Eleições 2022 mantêm maioria do eleitorado feminina, com 53%
Nas eleições de outubro, mais uma vez, as mulheres são a maioria entre pessoas aptas a votar. Segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos mais de 156,4 milhões de eleitores que poderão participar do pleito nos dois turnos, 53%, pouco mais de 82,3 milhões, são do gênero feminino e 74 milhões do masculino, que equivale a 47%.
PSD vai apoiar Geller ao Senado e Márcia Pinheiro ao governo, mas deixa filiados livres
O PSD decidiu na noite de sexta-feira (5), em convenção partidária, que vai apoiar a chapa que traz Neri Geller (PP) candidato ao Senado Federal e Márcia Pinheiro (Federação PV-PT-PCdoB) ao Governo do Estado. Contudo, liberou os filiados para escolherem livremente seus candidatos nas majoritárias.
Federação Brasil da Esperança homologa Márcia Pinheiro ao governo e Neri ao Senado
Finalizada as convenções partidárias, a Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) em Mato Grosso vem a público informar que fechou coligação majoritária com PP, PSD e Solidariedade. Essa ampla coligação tem como candidata a governadora, a primeira-dama de Cuiabá Márcia Pinheiro (PV) e vice-governador, Vanderlucio (PP).
Câmara Federal aprova Política Nacional de Educação Digital
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (4) a criação da Política Nacional de Educação Digital. A proposta, que segue para o Senado Federal, traz ações para ampliar o acesso à tecnologia em cinco frentes: inclusão digital, educação digital, capacitação e especialização digital, e pesquisa digital.
Calendário eleitoral começa neste mês com registro de candidatos e propaganda
Agora, no agosto, começam a contar os prazos para definir o quadro das eleições deste ano. Veja a seguir as datas mais importantes que devem ser observadas por partidos e candidatos: 5 de agosto - último dia para realizar convenções pelos partidos políticos e federações para decidir sobre a escolha de candidatos.
15 de agosto - último dia para partidos políticos e federações requererem registro de candidatos a presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, senador e suplentes, deputado federal e deputado estadual ou distrital.
Câmara aprova projeto que cria norma geral para concursos públicos
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (4), durante sessão deliberativa virtual, proposta que estabelece regras para os concursos públicos para contratação de servidores federais. Estados e municípios poderão definir normas próprias. O texto segue agora para análise do Senado.
O deputado Tiago Mitraud (Novo-MG) leu em Plenário o parecer do relator, deputado Eduardo Cury (PSDB-SP). O substitutivo ao Projeto de Lei 252/03, do Senado, estabelece regras para todas as etapas da seleção (autorização, planejamento, execução e avaliação), mas de forma concisa.