Notícias POLÍTICA
Articulação do Governo garante chegada da ferrovia até Cuiabá e Lucas do Rio Verde
O Governo de Mato Grosso lançou a construção da primeira Ferrovia Estadual do Brasil. A obra será realizada totalmente com recursos privados, alcançando R$ 11 bilhões em investimentos, e entrará para a história do Estado fazendo com que os trilhos finalmente cheguem na capital Cuiabá e também em Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
Lula anuncia cinco ministros do futuro governo
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou os cinco primeiros ministros do futuro governo. Os nomes foram apresentados no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília, onde está instalado o gabinete de transição.Segundo Lula, alguns nomes foram antecipados para que possam montar as equipes.
Vice eleito do ES estuda resolver BR-101 nos moldes que Mauro Mendes aplicou na BR-163
O senador e vice-governador eleito do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, afirmou que estuda aplicar para a BR-101, que passa em seu estado, a mesma solução dada pelo governador Mauro Mendes para a BR-163, que foi inovadora no país.
Senado aprova primeiro turno da PEC da Transição
O Senado aprovou na noite de hoje (7), em primeiro turno por 64 votos a 16, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) chamada de PEC da Transição. A proposta visa garantir recursos para programas sociais no Orçamento da União de 2023, como a continuidade do pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600 e o aumento real do salário mínimo a partir de janeiro.
Deputados aprovam projeto que cria estrutura para gabinetes de juízes auxiliares
Em sessão plenária nesta quarta-feira (30), os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em primeira votação, o Projeto de Lei 909/2022, do Tribunal de Justiça, que Altera a Lei nº 8.814, de 15 de janeiro de 2008, que institui o Sistema de Desenvolvimento de Carreiras e Remuneração – SDCR
Deputados estaduais eleitos serão diplomados no próximo dia 15
A Assembleia Legislativa recebe no dia 15 de dezembro às 19h, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos por Mato Grosso em 2022 realizada pela Justiça Eleitoral. A presença no evento será restrita aos eleitos e seus convidados, e a imprensa - por conta da capacidade do local.
PEC da Transição deve cair para 2 anos, mas valor será mantido
O relator do Orçamento Geral da União, senador Marcelo Castro (MDB-PI), disse nesta segunda-feira (5) que o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) será o relator da chamada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Transição - Rosa Neide afirma que Universidades e Institutos precisam recorrer à Justiça para garantirem orçamento de dezembro de 2022
Em entrevista ao vivo ao UOL News, na sexta-feira (02), a deputada federal Professora Rosa Neide (PT), que compõem o Grupo de Transição (GT) de Educação, do próximo governo Lula, destacou que as Universidades e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia devem recorrer à Justiça, visando garantir recursos de custeio para finalização de 2022.
A fala da deputada refere-se ao bloqueio efetuado pelo Ministério da Educação (MEC), no orçamento das verbas discricionários das Instituições deste mês de dezembro. De acordo com a parlamentar, o governo liberou Universidades e Institutos a fazerem o empenho do pagamento de custeio, que envolve serviços terceirizados, água, energia elétrica, entre outros, mas bloqueou os recursos.
MP Eleitoral opina pela aprovação de contar de campanha de Lula
O vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, opinou pela aprovação das contas de campanha apresentadas pela coligação Brasil Esperança para o candidato eleito, Luiz Inácio Lula da Siva, e seu vice, Geraldo Alckmin. Os dois foram eleitos, respectivamente, para os cargos de presidente da República e vice-presidente nas eleições de 2022.
Equipe econômica terá autonomia, mas eu que fui eleito, diz Lula
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (2) que o ministro responsável pela economia terá a autonomia necessária, mas é preciso lembrar que ele foi o eleito e que o governo tomará decisões que beneficiem os mais necessitados.