Sede nova do MPF em Cáceres (MT) foi desenvolvida com economia de custos e uso de recursos sustentáveis
Após um ano e cinco meses do início da obra, a nova sede da Procuradoria da República no município de Cáceres será oficialmente entregue aos moradores do município e das cidades circunvizinhas nesta quarta-feira (5). Os trabalhos para construção do prédio começaram em fevereiro de 2017 e, com uma antecipação de três meses, o edifício foi entregue, passando a funcionar no dia 13 de julho.
Instalada em um terreno de 4,8 mil metros quadrados (objeto de doação pela Prefeitura Municipal de Cáceres) e com 1.200 metros de área construída, a nova sede foi concebida a fim de atender as necessidades do órgão, além de permitir uma maior aproximação do MPF com a população ao contar com serviços como biblioteca aberta ao público, auditório e sala de atendimento ao cidadão.
O prédio também conta com sistemas construtivos que promovem maior economia para a administração pública, desde sua concepção estrutural, até o uso de recursos sustentáveis, como sistema de aquecimento solar para água e iluminação em led. A amplitude do pé direito da unidade também facilita a ventilação e a climatização, o que, em conjunto com a instalação de telhas térmicas, representará menos gastos com energia elétrica.
A economia a partir da concepção estrutural resultou na redução de custos na ordem de 20% sobre o valor orçado inicialmente na licitação. A previsão inicial a partir do contrato era de, aproximadamente, R$ 3,6 milhões, sendo fechado em cerca de R$ 2,9 milhões, a partir das disputas durante a licitação. A verba utilizada para a realização da obra é oriunda do recursos do Ministério Público da União (MPU).
A cerimônia de inauguração será realizada às 10h30, na Rua Generoso Marques Leite, no bairro COC, próximo à Justiça Federal, em Cáceres.