Artigos Geral
Arma de desconstrução de imagem
O jogo político-eleitoral tem duas fases: o (1º) embate pela melhor ideia ou projeto e (2º) os ataques pessoais mútuos. Mas as discussões de plano ou de programa continuam esquecidas ou ignoradas. Sempre foi assim. A disputa eleitoral fora e é marcada por apenas o das agressões com palavras. Agressões e ataques que atraem eleitores e servem de arma para a desconstrução de imagens dos adversários. Isto é uma prática antiga. Não apenas entre udenistas e pessedistas no período de 1947-1965.
A sociedade do bem viver
Bom dia minha amiga, meu amigo, parentes e familiares.
Desejo a cada um ou uma de voces um domingo radiante, não importa se com sol ou com chuva, com calor ou com frio, com paz e alegria, o importante é que todos passamos saber que a cada dia as esperanças de uma vida melhor, mais digna, de um país melhor, enfim, de um mundo melhor possam brotar em cada coração ao redor deste planeta.
Sem salvador
Quem estiver pensando que as eleições deste ano vão funcionar como uma espécie de panaceia, o remédio para todos os males, sofrerá uma decepção sem precedentes. Maior do que a que tivemos elegendo um candidato que representaria nós, os trabalhadores.
Há questões no país que seguem cursos para os quais não há retrocesso. E aqueles que tentarem mudar os rumos não terão respaldo ou, pelo menos, vão encontrar obstáculos intransponíveis tanto interno quanto externamente.
O doutor político e o seu voto
Ontem pela manhã, o meu vizinho, agora chamado carinhosamente de eleitor, vendo um candidato aproximar-se da sua residência, ficou muito apreensivo e em sua cabeça veio o grande dilema: se fechava a porta ou se mandava o político entrar.
Mas o eleitor muito cansado de apanhar e ser enganado, sem nenhum diploma acadêmico, mas com a cultura da observação formada na escola da vida, pergunta como quem não quer nada: diga-me qual a sua visão periférica do Estado de Mato Grosso, faça-me entender como o Senhor Doutor Político vê este Estado, saber se o seu pensamento e o seu plano de trabalho, será igual ao que eu penso”.
Visão geoantropocêntrica do pensamento
Da nova edição de minha obra Cidadania do Espírito, destaco um tema que é muito apropriado a este nosso estudo. Nele, afirmo — e não se espantem: O conhecimento humano não deve escravizar as Almas.
O jovem, o eleitor e o cidadão
O maior de todos os enigmas desta eleição de 2018 talvez seja o protagonismo dos jovens. Absolutamente desconhecidos. No correr da semana solicitei ao amigo Edeon Vaz Ferreira, diretor executivo do Fórum Pró-logística de Mato Grosso, que atua em Brasília, os dados de um pronunciamento que ele fez em Cuiabá durante seminário sobre logística. Ele fez a gentileza de enviar os dados. Era pra um artigo a ser publicado hoje. Vou adiá-lo pro correr desta semana.
Golpe de Maggi contra Cuiabá
As declarações do Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, divulgadas amplamente pela mídia que, de "todos os projetos existentes, a FICO e a Ferrogrão são as ferrovias que melhor atendem o escoamento da produção mato-grossense" traduz o descaso, desleixo de Blairo Maggi pela ferrovia por Cuiabá. E a sua tese é longe de ser o ideal e vou explicar o porquê, ao longo deste artigo.
Ao contrário do projeto pessoal do ministro, o projeto da ligação ferroviária São Paulo - Cuiabá nasceu de um grande estudo e debate nacional. Há 100 anos o escritor Euclides da Cunha escreveu como "o melhor caminho para ligar o Norte e o Sul do Brasil". Esse projeto, idealizado 70 anos depois pelo ex-senador Vicente Emílio Vuolo
Almas livres em Deus
Minhas Amigas e meus Irmãos, minhas Irmãs e meus Amigos, a bandeira que nos inspira é pregar a Palavra de Deus, não a nossa, porque as Almas estão sequiosas do conhecimento das Coisas Divinas.
Maria da Penha
A distância, sem conhecer a realidade, as entrelinhas do relacionamento, é fácil fazermos conjecturas. Provavelmente, supostamente, vai ver que ela... entre tantos outros adjetivos e teorias que costumamos usar quando comentamos ou discutimos algo sobre a vida do outro, em especial mulher.
Quando se trata de violência doméstica, então, cada um tem um comentário a fazer. Muitas vezes, bem mais que comentários, na verdade julgamentos atribuindo culpa à vítima pela agressão sofrida.
Endometriose
Curiosamente, uma das condições clínicas mais frequentes em ginecologia, é também uma das mais desconhecidas pelo púbico em geral, e por parcela significativa dos médicos. É tanto quanto ou até mais frequente que a apendicite nas diversas partes do mundo, acometendo, apenas no Brasil, mais de 6 milhões de mulheres em idade fértil.
Caracteriza-se pelo desenvolvimento progressivo, na cavidade pélvica, de um tecido semelhante ao encontrado nas cicatrizes, porém com a característica de sangrar a cada ciclo menstrual, já que contém também glândulas com células endometriais, provenientes de episódios de sangramento retrógrado do útero para a cavidade pélvica, através das trompas, que comunicam a cavidade do útero com a pelve, desembocando junto aos ovários.