Notícias
SISTEMA PRISIONAL Grávidas são privadas de direitos em presídios, diz estudo da Fiocruz
Na maioria dos estados brasileiros, a mulher grávida é transferida, no terceiro trimestre de gestação, da prisão de origem para unidades prisionais que abriguem mães com filhos, geralmente localizadas nas capitais e regiões metropolitanas. O parto é feito em hospital público, e elas voltam para a unidade prisional com o recém-nascido.
GERAL Tire dúvidas sobre a vacina contra a gripe
A gripe é também uma infecção viral, que se caracteriza pelo surgimento de febre alta, cefaleia, dores no corpo, mal-estar, tosse seca, dor de garganta e coriza. Esse quadro pode perdurar por sete a 10 dias. A vacina contra gripe não imuniza contra resfriado.
MEIO AMBIENTE Brasil ganha novo parque ecológico e mais 282 mil hectares de áreas protegidas
Localizado no nordeste do estado de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros será ampliado e passará de 65 mil para 240 mil hectares. Os novos limites vão incluir partes dos municípios de Teresina de Goiás, Nova Roma e São João da Aliança.
SAÚDE Número de casos de chikungunya em Minas é 43 vezes maior do que em 2016
Em relação aos casos de zika, 818 pessoas estão sob suspeita da doença. Entre elas, 126 são gestantes. O número de casos prováveis de contaminação com o Zika vírus neste ano apresentou queda significativa em relação à 2016, quando até o mês de maio, foram registrados 13.709 de casos suspeitos.

CULTURA Grupo de Barra do Garças vence a segunda etapa do Festival em Araguaiana
O Festival prossegue com mais duas etapas classificatórias, sendo a próxima em Porto Alegre do Norte (09/06 e 10/06) e, em seguida, em Bom Jesus do Araguaia (16/06 e 17/06). A final será em General Carneiro entre os dias 30/06 e 02/07, onde serão premiadas as cinco melhores equipes. O melhor grupo representará Mato Grosso no Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas.
SEGURANÇA Lideranças comunitárias declaram apoio a regulamentação dos Consegs do Estado
“Os Consegs têm sido imprescindíveis dentro do processo de construção de um novo sistema de segurança pública. Os índices criminais que nós alcançamos hoje são frutos do investimento do Governo do Estado, da metodologia do trabalho, os conselhos comunitários de segurança, os líderes comunitários e os demais órgãos afetos da segurança pública. O terceiro eixo é o comprometimento dos nossos profissionais. Não haveria de se falar em sistema de segurança pública sem os Consegs”.