Notícias SAÚDE
Hospital Central será gerido pelo Albert Einstein e promete revolucionar a Saúde Pública em MT
O governador Mauro Mendes sancionou, nesta quarta-feira (16/4), a lei que autoriza o Hospital Israelita Albert Einstein a gerir o Hospital Central em Cuiabá. A legislação foi aprovada pela Assembleia Legislativa e, com isso, a unidade passa a ter o mesmo padrão de qualidade de atendimento e de procedimentos do Einstein
Doação de órgãos avança em MT com apoio da FAB e já soma três captações em 2025
A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou, na manhã desta terça-feira (15.4), um procedimento de captação de múltiplos órgãos e tecidos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
Falta de Gardenal nas farmácias de Várzea Grande e Cuiabá preocupa famílias e escancara negligência com pacientes que dependem do medicamento
A escassez do medicamento Gardenal (Fenobarbital) nas farmácias de Várzea Grande e Cuiabá já ultrapassa duas semanas, gerando desespero entre famílias que dependem da substância para manter o tratamento de doenças como epilepsia e convulsões.
Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Butantan e Valneva
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (14), o pedido para registro definitivo da vacina contra a chikungunya encaminhado pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa farmacêutica Valneva. O imunizante está autorizado a ser aplicado no país na população acima de 18 anos.
Vacina contra gripe é segura e não causa a doença; saiba mais verdades
De acordo com a especialista, essa é a época do ano em que mais circulam o rinovírus, o metapneumovírus, o vírus sincicial respiratório, entre outros vírus, mas as pessoas chamam qualquer quadro respiratório de gripe. Mesmo que a pessoa tenha febre, dor de garganta e tosse, pode ser outro vírus respiratório, como o da covid, por exemplo. Além disso, se a pessoa já tiver sido infectada, e estiver incubando o vírus, os sintomas podem aparecer depois que ela tomou a vacina. E é preciso duas semanas, no mínimo, para desenvolver a proteção. Nesse período, a pessoa continua vulnerável, inclusive à gripe, como quem não foi vacinado.
Audiência pública vai discutir condições de trabalho e gratificações para agentes de saúde e Endemia
O vereador Ilde Taques (PSB) pediu a adesão do município de Cuiabá ao Programa SER Família, do Governo de Mato Grosso. A medida possibilitará aos Agentes de Saúde e de Endemias do município o recebimento de uma gratificação mensal, por meio do programa idealizado pela primeira-dama Virgínia Mendes. A solicitação foi apresentada pelo parlamentar na sessão desta quinta-feira (10/04) ao prefeito Abílio Brunini (PL).
Governador Mauro Mendes promete solução definitiva para hospital de Várzea Grande
O governador Mauro Mendes garantiu uma solução definitiva, nas próximas semanas, para a situação precária da estrutura do Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande (PSHMVG). Mauro vistoriou a unidade, nesta quarta-feira (9/4), junto do vice-prefeito Tião da Zaeli e do secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Fábio Garcia.
Hemocentro de MT Passa a Salvar Mais Vidas com Certificação para Fornecer Plasma à Hemobrás
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, foi certificado pela Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), vinculada ao Ministério da Saúde, para fornecer o plasma excedente de doações e auxiliar a indústria pública a produzir medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Hemodiálise em MT: Hospital Estadual Santa Casa amplia atendimento e moderniza estrutura
O Hospital Estadual Santa Casa, mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em Cuiabá, atende 26 pacientes regulares na clínica de hemodiálise da unidade. Atualmente, 19 são adultos e 7 são pediátricos. Em 2023, a unidade realizou em média 404 sessões de diálise mensais, já em 2024 esse número subiu para 434.
Vacinação infantil cresce em MT com incentivo do Imuniza Mais MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) identificou que houve um aumento na cobertura vacinal do Calendário Básico da Criança no período de 2020 a 2024, a partir de investimentos realizados pelo programa Imuniza Mais MT, que foram destinados à imunização.