Publicado em Quinta - 08 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ Ascom Pref Livramento-MT

Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento divulga expediente para o Carnaval

A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento anunciou nesta quinta-feira, por meio do Decreto Municipal de número 14/2024, as diretrizes para o expediente durante o período de Carnaval no município.

Segundo o decreto, na próxima segunda-feira, dia 12 de fevereiro, será decretado ponto facultativo, permitindo que os munícipes aproveitem o feriado prolongado. Já na terça e quarta-feira, dias 13 e 14 de fevereiro, as repartições públicas municipais da administração direta estarão fechadas devido ao feriado de Carnaval. As atividades normais serão retomadas na quinta-feira, dia 15 de fevereiro.

No entanto, é importante ressaltar que os órgãos cujos serviços são considerados essenciais e de interesse público permanecerão em funcionamento normal durante todo o período festivo. Isso inclui plantões e atendimentos no Hospital Municipal, serviços de obras, coleta de lixo, limpeza urbana e atividades do Conselho Tutelar.

Leia mais...

Carnaval Banana-Folia 2024 em Nossa Senhora do Livramento promete agitar a folia com Concurso de Rainha e atrações musicais imperdíveis

Publicado em Quinta - 25 de Janeiro de 2024 | por Redação TA c/ Ascom Pref Livramento-MT

A cidade de Nossa Senhora do Livramento já está se preparando para o Carnaval Banana-Folia 2024, e a Comissão nomeada pela Prefeitura, responsável por organizar o evento, anunciou as decisões para a escolha da Rainha da Folia de Momo deste ano.

Leia mais...

Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento/MT cria Comissão Especial para organizar o Carnaval de Rua Banana-folia 2024

Publicado em Sábado - 13 de Janeiro de 2024 | por Redação TA c/ Ascom Pref Livramento-MT

Em uma iniciativa visando a continuidade do sucesso do Carnaval de Rua, conhecido como Banana-folia, a Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento instituiu a Comissão Especial de Organização do evento, por meio da Portaria 002/2024, publicada nesta sexta-feira, 12 de janeiro de 2024, no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, edição 4.399.

O Banana-folia, que no ano anterior reuniu aproximadamente 15 mil pessoas durante os três dias de festas, com a participação de diversos blocos que desfilaram na Praça Fernando de Barros, também conhecida como "Praça de Eventos", tem como objetivo central a elaboração, organização e acompanhamento do evento carnavalesco.

Leia mais...
Gustavo Duarte
Gustavo Duarte

Cultura elabora manual sobre os resultados dos projetos voltados à aplicação da Lei Paulo Gustavo em Cuiabá

Publicado em Sexta - 12 de Janeiro de 2024 | por Redação TA c/ Secom-CBA

Atuante para a desburocratização do processo de aplicação dos recursos provenientes da Lei Complementar 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer elaborou um manual contendo informações para os próximos passos de execução dos projetos.

Nessa semana foram publicados os Resultados Preliminares do Julgamento da Proposta Cultural dos Editais Fornada, Gambira Cultural e Cine Embornal. "O Resultado Preliminar do Julgamento da Proposta Cultural apresenta classificações que refletem a situação de cada projeto diante da análise individual e comparativa, levando em consideração elementos de mérito cultural", destacou o secretário adjunto de Cultura, Justino Astrevo.

Leia mais...
@ Rovena Rosa / Agência Brasil
@ Rovena Rosa / Agência Brasil

Celebração na Serra da Barriga retoma legado do Quilombo dos Palmares

Publicado em Terça - 21 de Novembro de 2023

Após quatro anos, foram retomadas nesta segunda-feira (20) as festividades do Dia da Consciência Negra na Serra da Barriga, em Alagoas, no Parque Memorial do Quilombo dos Palmares. O local foi sede do quilombo que teve Zumbi como último líder. A data estabelecida para celebrar a luta contra o racismo no Brasil

Leia mais...
Mayke Toscano/Secom-MT
Mayke Toscano/Secom-MT

Secel abre na segunda-feira (23) inscrições para o Edital Viver Cultura

Publicado em Quinta - 19 de Outubro de 2023 | por Redação TA c/ Secel-MT

Começam nesta segunda-feira (23.10) as inscrições para o Edital Viver Cultura Identidades. Este é o primeiro edital da Lei Paulo Gustavo, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e a consulta pode ser feita no site da instituição. Ao todo, são R$ 2,8 milhões disponíveis para 56 projetos

Leia mais...
Secom-MT
Secom-MT

Projetos aprovados pela Secel levam oficinas e ações culturais a Tangará da Serra

Publicado em Domingo - 17 de Setembro de 2023 | por Redação TA c/ Secel-MT

Difusão da cultura indígena, capoeira e teatro são algumas das ações desenvolvidas neste mês de setembro em Tangará da Serra, por meio de projetos aprovados no Edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Ao todo, a seleção pública destinou R$ 10 milhões para impulsionar a cultura de Mato Grosso, com aprovação de 266 projetos.

Um dos projetos é o intitulado "Povo Paresí: História e Vivências", que busca apresentar a cultura indígena para estudantes de 10 escolas públicas do município, onde está localizada a Aldeia Formoso, da etnia Paresí.

“Este projeto de difusão da cultura indígena dos Paresí abrange os costumes, história, culinária e canções tradicionais. As palestras presenciais irão proporcionar uma experiência única aos alunos, permitindo que a comunidade escolar mergulhe na riqueza cultural dos Paresí e conheça melhor a realidade dos povos indígenas”, explica o palestrante Yuri Mayson, da etnia Paresí.

Leia mais...
Vicente Aquino
Vicente Aquino

Lavagem da escadaria da Igreja do Rosário e São Benedito será neste sábado

Publicado em Sexta - 23 de Junho de 2023 | por Redação TA c/ Secom CBA

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, convida para a 7ª Edição da ‘Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário e de São Benedito, que acontece nesse sábado (24). A concentração para o início da lavagem será às 8h e o encerramento das atividades será às 17h (veja a programação abaixo).

O evento que integra o calendário anual de atividades do município, tem como objetivo a promoção da igualdade racial e cultural, bem como dar visibilidade às ações das comunidades tradicionais quilombolas e as religiões de matriz africana.

Leia mais...

Nossa Senhora do Livramento-MT celebra 293 anos de emancipação político-administrativa

Publicado em Segunda - 22 de Maio de 2023 | por Da Redação TA

Nossa Senhora do Livramento-MT, localizado a 42 km de Cuiabá, comemorou no último domingo, 21 de maio, seus 293 anos de emancipação político-administrativa. A cidade, que possui aproximadamente 72% de sua população vivendo na zona rural, destaca-se por sua rica cultura e potencialidades econômicas.

Desde a sua fundação, Nossa Senhora do Livramento-MT tem sido um importante centro para a agricultura e pecuária na região. Com vastas áreas de terras férteis, o município atrai investimentos e contribui para o desenvolvimento do setor agropecuário de Mato Grosso.

Leia mais...

Prefeito de Cuiabá recebe festeiros do Senhor Divino e lembra de respeito e carinho por tradicional evento cuiabano

Publicado em Terça - 16 de Maio de 2023 | por Redação TA c/ Secom CBA

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu no final da tarde desta segunda-feira (15), no terraço do Palácio Alencastro, a imperatriz Cibelle Bojikian e os demais festeiros do Senhor Divino para o tradicional chá com bolo. Ele lembrou que, quando era deputado estadual, apresentou um projeto de lei sancionado em 2013, que instituiu a "Festa do Senhor Divino Espírito Santo" da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá no calendário oficial do Estado. Neste mês, a lei completará 10 anos.

Leia mais...