Publicado em Domingo - 14 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ CBMMT

Inscrições para projetos sociais do Corpo de Bombeiros começam nesta segunda-feira

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) abre, nesta segunda-feira (15.04), as inscrições para a participação de crianças e adolescentes nos projetos sociais Bombeiros do Futuro, Musicalizar e Karabom. Os interessados têm até o dia 5 de maio para se inscrever (clique aqui). Ao todo, foram disponibilizadas 475 vagas.

Leia mais...
Foto: Christiano Antonucci/Secom
Foto: Christiano Antonucci/Secom

Policiais militares salvam recém-nascida que estava engasgada com leite materno

Publicado em Sábado - 13 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ PM-MT

Policiais militares do 11º Batalhão salvaram, na noite desta sexta-feira (12.04), uma recém-nascida de apenas três dias de vida que estava engasgada com leite materno, em uma residência no bairro Jardim da Oliveiras II, no município de Sinop (480 km de Cuiabá).

Leia mais...
Foto: Dayanne Santana/Seplag-MT
Foto: Dayanne Santana/Seplag-MT

Inscrições para Programa de Residência Técnica encerram no dia 16 abril

Publicado em Sábado - 13 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ Seplag-MT

As inscrições para formação de cadastro de reserva do Programa de Residência Técnica encerram na terça-feira (16.04). O programa é gerido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). As inscrições podem ser feitas no link seletivo.seplag.mt.gov.br e não há cobrança de taxa.

Leia mais...
@ Arquivo Nacional
@ Arquivo Nacional

Amigos se despedem de Ziraldo e lembram seus traços contra a ditadura

Publicado em Segunda - 08 de Abril de 2024

Antes de ser conhecido como o pai do Menino Maluquinho e ícone da literatura infanto-juvenil, o cartunista Ziraldo, falecido no sábado (6), aos 91 anos, teve atuação marcante como jornalista em defesa de democracia. Durante a ditadura militar, usou seus traços para combater o regime autoritário e defender a liberdade de expressão.

O corpo do desenhista foi velado neste domingo, 7 de abril, data que marca o Dia do Jornalista. O velório foi no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, cidade onde o mineiro de Caratinga morreu de causas naturais.

Leia mais...

Licitação inovadora garante que obras não serão paralisadas em Mato Grosso

Publicado em Quarta - 03 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ Sinfra-MT

O Governo de Mato Grosso se tornou pioneiro no país na realização de obras públicas com previsão de Cláusula de Retomada no Seguro Garantia. A inovação vai garantir mais qualidade em obras de grande vulto, com valor acima de R$ 50 milhões, e, principalmente, garantir que essas obras sejam entregues para a população.

Leia mais...
@ Frame/MDHC/YouTube
@ Frame/MDHC/YouTube

Comissão aprova pedido de perdão inédito por violações na ditadura

Publicado em Terça - 02 de Abril de 2024

Além de reconhecerem as graves consequências da ação e omissão estatal contra membros das etnias krenak e guarani-kaiowá, os membros do colegiado consentiram um pedido de desculpas formal em nome do Estado brasileiro. Também aprovaram uma série de recomendações a serem implementadas por órgãos públicos a fim de evitar que os fatos se repitam.

Leia mais...

Assembleia Legislativa cria Câmara Setorial para discutir políticas públicas de habitação

Publicado em Terça - 02 de Abril de 2024 | por Robson Fraga, Assessoria

A Assembleia Legislativa aprovou na última semana, a criação de uma Câmara Setorial Temática para discutir políticas públicas para moradia popular em Mato Grosso. O requerimento é do deputado estadual Wilson Santos (PSD).

A Câmara Setorial terá 180 dias prorrogáveis pelo mesmo período para apresentar um estudo de demandas e apontar soluções para o tema.

Vale dizer que no final de 2023, o Governo do estado lançou o novo Sistema Habitacional de Mato Grosso (SiHabMT), com o objetivo de garantir moradia própria para 40 mil famílias até o final de 2026. Contudo, o estado enfrenta grande demanda por habitação e conflitos por terras ainda são vistos em todos os municípios.

Leia mais...
Foto: Empaer
Foto: Empaer

Pesquisa identifica os melhores clones de café para produção em Mato Grosso

Publicado em Domingo - 31 de Março de 2024 | por Redação TA c/ Empaer/MT

Pesquisadores da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT) e da Embrapa Rondônia estão desenvolvendo o projeto “Validação de clones de Coffea canephora para o Estado de Mato Grosso”, com o objetivo de identificar os melhores clones para cultivo de café no Estado.

O trabalho é desenvolvido por meio do Programa MT Produtivo Café, da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

Leia mais...

População de MT pode contribuir com elaboração do orçamento estadual até 1º de abril

Publicado em Domingo - 31 de Março de 2024 | por Redação TA c/ Sefaz-MT

Os cidadãos mato-grossenses têm até a próxima segunda-feira, dia 1º de abril, para participar da consulta pública e contribuir com a elaboração do orçamento estadual para o próximo exercício financeiro. O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) está em construção, e a participação popular é fundamental

Leia mais...
@ Pinto Pinto / Agência Brasil
@ Pinto Pinto / Agência Brasil

Apesar de indícios de racha, estrutura do PCC já está consolidada

Publicado em Sábado - 30 de Março de 2024

Uma série de mortes violentas ocorridas nos últimos meses causadas por disputas internas entre lideranças da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) tem mostrado que o grupo pode estar caminhando para uma inédita divisão. No entanto, apesar dos indícios do “racha”

Leia mais...