Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
CULTURA
Terça - 26 de Julho de 2016 às 14:38
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto: Divulgação
Jovens matriculados no 1º e 2º ano do Ensino Médio regular ou Ensino Técnico Integrado em escolas públicas da rede estadual ou federal podem se inscrever para concorrer a uma vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). O processo seletivo resultará na eleição dos 27 Parlamentares Juvenis que representarão todas as unidades da federação. As inscrições abertas essa semana podem ser feitas até 05 de setembro.

Para participar do processo seletivo, além da ficha de inscrição e dos documentos comprobatórios descritos no edital, o estudante também deverá elaborar um projeto de protagonismo juvenil que contemple a sua realidade local. A documentação terá de ser enviada à instituição na qual o candidato esteja matriculado via Correios ou e-mail.

Em 2016, o PJM traz o tema “O ensino médio que queremos” e tem como principal objetivo promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação – inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho.

Durante o biênio 2016/2018, os parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados irão elaborar propostas que contemplem as necessidades e anseios comuns ao Mercosul.No Brasil, a iniciativa é coordenada pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Esse último é responsável pela condução do processo seletivo de estudantes do Ensino Médio regular.A técnica da Coordenadoria de Projetos Educativos da Secretaria de Estado de Educação, Telma Peres, explica que é imperativo que os estudantes interessados cumpram requisitos para conquistar uma vaga.

“É necessário que os concorrentes tenham boa atuação escolar em itens como frequência, conduta e rendimento, características como adaptar-se facilmente à convivência com pessoas de diferentes culturas e crenças religiosas, e ter disponibilidade e autorização dos pais para realizar viagens nacionais e internacionais, todas acompanhadas pelo Ministério da Educação”, explica Telma Peres.

Na primeira etapa da seleção, com resultado previsto para 15 de setembro, cada Secretaria Educação e Instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica irão realizar uma pré-seleção dos melhores projetos recebidos, considerando os critérios: originalidade, justificativa, relevância para a comunidade escolar, viabilidade de realização, linguagem e estruturação, predefinidos pelo Ministério da Educação (MEC).

No dia 20 de setembro, o MEC dará início à segunda etapa com a abertura do processo eleitoral democrático para a escolha dos parlamentares juvenis do Mercosul. A partir desta data, os candidatos terão seus perfis e projetos divulgados em um portal da internet e também poderão promover suas candidaturas nas redes sociais. A eleição será on-line, no período de 17 a 21 de outubro, e a divulgação do resultado no dia 31 de outubro.

Após o pleito, os estudantes eleitos serão convocados para um curso de formação e receberão orientações sobre o papel do parlamentar juvenil, cujas datas, locais e cronograma serão divulgados posteriormente. Os custos para a participação serão subsidiados pelo MEC, exceto o traslado da cidade de origem até o aeroporto.

 





URL Fonte: https://www.toquedealerta.com.br/noticia/771/visualizar/