Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
CULTURA
Quinta - 04 de Agosto de 2016 às 10:58
Por: Redação TA c/ AL-MT

    Imprimir


Foto: Marcos Lopes/ALMT
Deputado Oscar Bezerra
Deputado Oscar Bezerra
Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares mato-grossenses podem passar a ter um bônus de 10% nas notas que obtiverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), caso disputem vagas em um dos cursos de nível superior ofertados pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).

A proposta consta em projeto de lei de autoria do deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) e foi aprovada em primeira votação nesta quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa. 

De acordo com a matéria, a seleção dos aprovados no vestibular da Unemat continuará ocorrendo por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A universidade, no entanto, terá que produzir um edital próprio, especificando que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas mato-grossenses terão adicionado as suas notas finais um bônus de 10%.

Para o deputado Oscar Bezerra, autor do projeto de lei, a medida vai “proteger” os estudantes mato-grossenses, dando-lhes mais garantias de conquistar uma vaga em uma universidade no estado, principalmente nos cursos mais concorridos, como Medicina e Direto.  

“Já existem indicativos de que em algumas regiões do país, como é o caso do Centro-Oeste, a dificuldade para passar em alguns cursos aumentou. Isso porque, com o Sisu, os alunos podem escolher qualquer universidade, sem ter que se deslocar até a cidade onde ela está situada para fazer o vestibular.

O resultado é que esses estudantes acabam escolhendo as universidade que antes eram menos concorridas e, de certa forma, tomam as vagas dos estudantes naturais desses estados”, explica Oscar.

A proposta sugerida pelo deputado socialista já é colocada em prática em alguns estados. Na Universidade Federal do Pará (UFPA), por exemplo, 97% dos aprovados na primeira chamada do Sisu foram alunos da própria região.

Tramitação - O projeto de Oscar Bezerra foi apresentado em abril de 2015 e chegou a receber parecer pela sua reprovação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). O entendimento da comissão, no entanto, foi derrubado por unanimidade na sessão matutina de quarta-feira (3).





URL Fonte: https://www.toquedealerta.com.br/noticia/624/visualizar/