Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
CULTURA
Segunda - 23 de Novembro de 2015 às 10:44
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, que conta com apoio da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) na divulgação, teve início dia 13 de novembro e segue até o dia 20 de dezembro, passando por todas as 26 capitais do país e pelo Distrito Federal. Em Cuiabá, a população poderá ver os filmes em cartaz entre os dias 24 e 29 de novembro, no Cine Sesc Arsenal. 

A programação conta com 40 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Homenagem, Panorama e Temática. Todas as exibições são gratuitas. Filmes como “Betinho, A Esperança Equilibrista”, sobre o sociólogo Hebert de Souza, “500, Os bebês roubados pela ditadura argentina”, sobre a luta das avós da Praça de Maio e os recentes “Numa Escola de Havana”, e “Silêncio das Inocentes”, sobre violência contra a mulher, serão exibidos. 

A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é uma edição comemorativa, que celebra esta iniciativa de fortalecimento e disseminação da cultura e da educação em Direitos Humanos. Ela foi lançada para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. 

A Mostra Homenagem faz uma retrospectiva representativa das nove edições anteriores e exibe filmes premiados em cada edição, a Mostra Temática terá como foco Criança e Adolescente, e a Mostra Panorama reunirá 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura, selecionados por meio de chamada pública. 

“A linguagem cinematográfica mobiliza corações, mobiliza mentes. Essa mostra de cinema mobiliza as pessoas a pensarem sobre esse tema que é tão importante para nós em um momento em que precisamos reafirmar os valores dos direitos humanos e o respeito às diferenças", diz o secretário especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Rogério Sottili. 

“Todo trabalho que divulgue assuntos relacionados aos direitos humanos têm objetivo nobre, pois colocam em voga um assunto que ainda gera muita controvérsia, e é preciso envolver a sociedade nestas questões, para que o esclarecimento tome o lugar de temas que normalmente são tratados de forma equivocado pela população”, destaca o secretário Adjunto de Direitos Humanos da Sejudh, Zilbo Bertoli Júnior. 

Realização 

Realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Secretaria Especial de Direitos Humanos, com produção do Instituto Cultura Em Movimento (Icem), a Mostra dedica-se a apresentar filmes que discutem temas atuais de Direitos Humanos, como: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT/enfrentamento da homofobia; memória e verdade; crianças, adolescentes e juventude; pessoas idosas; população negra; população em situação de rua; mulheres; Direitos Humanos e segurança pública; proteção aos defensores de Direitos Humanos; direito à participação política; combate à tortura; situação prisional; democracia e Direitos Humanos; saúde mental; cultura e educação em Direitos Humanos. 





URL Fonte: https://www.toquedealerta.com.br/noticia/4818/visualizar/