Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
CULTURA
Segunda - 06 de Março de 2023 às 05:45
Por: Redação TA c/ Secom VG

    Imprimir


O dia 3 de março começou cedo para fiéis católicos em Várzea Grande. Ao lado da primeira-dama do município, a promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, o Chefe do Executivo Municipal, Kalil Baracat, participou do rito que marca a abertura oficial da Festa de Nossa Senhora Guia e dos 156 anos de fundação da cidade e da igreja que leva o nome da padroeira.

Também estiveram presentes, do início ao fim do evento, a rainha e o rei da festa tradicional, que este ano é a vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a desembargadora Maria Erotides Kneip, e o empresário Rafael dos Santos.

Em honra à padroeira da cidade, a adoração teve início às 3h da madrugada, seguida de procissão que saiu da Igreja de Nossa Senhora do Carmo e seguiu até a igrejinha de Nossa Senhora da Guia – que também completa 156 anos - simbolizando a penitência dos fiéis à santa. Às 6h da manhã, foi realizada a Santa Missa, com a celebração da eucaristia, protocolos religiosos que marcam o início da festa.

“Para mim é um prazer como prefeito estar participando de uma festa tão importante. Comemorando não só os 156 anos da Igreja de Nossa Senhora da Guia, mas também os 156 anos de fundação no Município. Somos devotos de Nossa Senhora da Guia, a padroeira da nossa cidade, e, é uma satisfação participar e apoiar esse evento. Lembramos também que iniciamos agora as comemorações do aniversário de Várzea Grande e é em meio a esse clima festivo e religioso que presenteamos a população e a cidade com muitas obras e investimentos que valorizam a cidade, seus imóveis e garantem mais qualidade de vida para nossa gente. Temos um cronograma de inaugurações sendo preparado para coroar os 156 Anos de Nossa Senhora da Guia e de Várzea Grande. Aproveito para cumprimentar todos os devotos e toda a sociedade várzea-grandense”, declarou o prefeito durante a abertura, logo após entronizar nas dependências da Igreja, a imagem da Padroeira após a procissão.

Para a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat, a festa de Nossa Senhora da Guia é um marco na vida do povo católico várzea-grandense. “Nós praticamente celebramos Nossa Senhora da Guia ao longo de todo o ano. É uma festa que começa no mês de agosto com uma missa mensal aqui na igrejinha de Nossa Senhora da Guia e em honra a ela. Mas a abertura oficial foi hoje com a celebração da penitência que contemplou adoração e procissão. Foram momentos de muita fé que continuarão até o final dela com a Missa Solene dos 156 Anos de Várzea Grande comemorados dia 15 de maio próximo”, disse.

Rainha da Festa de Nossa Senhora da Guia, a desembargadora Maria Erotides Kneip, avalia que a devoção a Nossa Senhora da Guia tem crescido nos últimos anos o que é positivo para cidade, pois melhoram os índices de direitos humanos. “A devoção a Nossa Senhora da Guia tem crescido e essa fé faz também com que a cidade progrida, principalmente na proteção dos direitos humanos, através das virtudes que Nossa Senhora tanto defende e ela própria viveu”.

Maria Erotides também falou sobre o aniversário de 156 anos da cidade. “Várzea Grande é uma cidade abençoada e trabalhar por Várzea Grande para mim é uma enorme alegria. Eu fiz opção por Várzea Grande desde o começo da minha carreira na magistratura. E, mesmo agora no exercício de desembargadora, eu poderia optar por uma residência em Cuiabá, mas eu prefiro gastar o meu tempo de ir daqui até a Capital e voltar, mas eu não deixo Várzea Grande, foi aqui que criei os meus filhos e aqui vou permanecer”.

Segundo o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Guia da cidade de Várzea Grande, Tarcísio Camilo de Santana, a partir de hoje, a imagem de Nossa Senhora da Guia visitará todas as comunidades da paróquia Nossa Senhora da Guia, além outras paróquias da cidade e da Arquidiocese.

“O objetivo da festa, além de honrar Nossa Senhora é que a devoção a Ela, é que se torne cada vez mais conhecida. Importante lembrar que Nossa Senhora da Guia está no coração, no sangue, na vida e na espiritualidade de todo várzea-grandense”, informou padre Tarcísio.

O chefe religioso também definiu como “saudável e essencial” a parceria entre a igreja católica e a Prefeitura de Várzea Grande nas comemorações da festa de Nossa Senhora da Guia. “Há anos existe essa parceria com a Prefeitura de Várzea Grande que atende necessidades e demandas da festa como, por exemplo, estrutura, som, iluminação, proteção, dentre outros itens essenciais. É uma parceria bonita e saudável, que tem sido sempre muito solícita para com os pedidos que fazemos para a igreja”, pontuou.

“Todo ano o aniversário de Várzea Grande é aberto com essa festa maravilhosa de Nossa Senhora da Guia. Já estou sabendo que o prefeito em breve vai anunciar um pacote de obras e inaugurações para o aniversário. Com certeza é um momento de felicidade e alegria para todos nós”, disse o vereador Rogério França Martins, o “Rogerinho da Dakar”.

Para o empresário Rosalvo Miranda, empresário há 25 anos no município, a festa de Nossa Senhora da Guia tem significado de gratidão. Responsável pelo tradicional “chá com bolo” que é servido logo após a missa, afirma que só tem a agradecer as graças recebidas.

“Nós também iniciamos os trabalhos bem cedo para garantir o café da manhã a todos. Essa festa representa tudo para mim, pois é um momento de servir e de agradecer. Só gratidão à Várzea Grande e à Nossa Senhora da Guia”, declarou.





URL Fonte: https://www.toquedealerta.com.br/noticia/47897/visualizar/