Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
SAÚDE
Segunda - 14 de Dezembro de 2020 às 22:24
Por: Redação TA c/ SES-MT

    Imprimir


Esse status já se mantém por 42 dias. - Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Esse status já se mantém por 42 dias. - Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta segunda-feira (14.12) o Boletim Informativo nº 281 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

Nesta edição do Boletim, os 141 municípios do Estado configuram na classificação de risco baixo de infecção pelo coronavírus, conforme mostra documento a partir da página 12.

Esse status já se mantém por 42 dias. Em 02 de novembro, Ribeirãozinho foi a última cidade classificada com risco "moderado”. Desde então, nenhuma cidade de Mato Grosso foi classificada com risco muito alto, representado pela cor vermelha e que indica alerta máximo de contaminação, ou amarela, que indica alerta moderado.

O sistema de classificação que aponta o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.

Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e os resultados são divulgados nos Boletins Informativos da SES.

Recomendações e cuidados

- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

- Usar máscara quando sair de casa;

- Evitar aglomerações;

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.





URL Fonte: https://www.toquedealerta.com.br/noticia/42636/visualizar/