Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
CULTURA
Sexta - 04 de Maio de 2018 às 13:44
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Reprodução

O prefeito de Nossa Senhora do Livramento Silmar de Souza (PSDB) ressaltou na tarde desta quarta-feira (02,05) que pretende consertar o quanto antes, o antigo relógio situado na praça central da cidade. O bicentenário aparelho de marcar as horas está estragado já alguns dias. Souza reconhece a importância que o monumento histórico representa para a pequena e pacata comunidade livramentense. “Não tenho a menor dúvida do alto valor histórico cultural que esse monumento representa aos papa bananas”, disse Souza.

O prefeito apenas pediu um espaço de tempo para retirar de dentro do prédio monumental, uma colmeia ali instalada. “Estamos fazendo contato com o Corpo de Bombeiros para retirada do caseiro de insetos. Independente de ser abelha ou marimbondos eles são agressivos e se defendem se forem incomodados.”

Outros dois fatores também que requerem certa cautela por parte da gestão municipal. Primeiro: a contratação de um técnico que saiba consertar o relógio construído a mais de dois séculos. “Estamos também no aguardo do um único técnico conhecidamente na região para se dispor para o conserto do relógio. Claro, primeiro, temos que retirar os insetos para dar total segurança pra quem vai subir lá em cima do prédio”, completou.

Segundo: a fonte pública é tombada como patrimônio histórico do Estado de Mato Grosso, e qualquer restauração deve contar com anuência da Secretaria de Cultura do Estado. “A fonte em si e a área em seu entorno foram tombados há muito tempo como patrimônio histórico, e em lei é garantido anuência da Secretaria de Cultura do Estado.”

Fonte Pública é tombada como patrimônio histórico do estado

A Lei nº 7.382, de 27 de Dezembro de 2000 (D.O. 27.12.00), de autoria do deputado Carlos Brito, tombou como patrimônio histórico do Estado de Mato Grosso, o monumento conhecido por Relógio da Fonte Pública, instalado no município de Nossa Senhora do Livramento. Naquele ano o prefeito João Batista de Almeida administrava o município (de 1997 a 2000).

Na época, o então governador Dante Martins de Oliveira, tendo em vista o que dispõe o Art. 42 da Constituição Estadual, sancionou a lei: “Art. 1º - Fica tombado, como patrimônio histórico do Estado de Mato Grosso, o Relógio da Fonte Pública, edificado na Praça Central do município de Nossa Senhora do Livramento.”, diz parte do texto.

Em parágrafo único; “faz parte do bem tombado a área de seu entorno, suficiente para garantir a integridade paisagística do monumento.”





URL Fonte: https://www.toquedealerta.com.br/noticia/35211/visualizar/