Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
CULTURA
Quarta - 14 de Fevereiro de 2018 às 13:34
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Davi Valle

Mais de 20 mil foliões foram contagiados pelas cores, criatividade e alegria dos tradicionais blocos carnavalescos da Capital. Os blocos desfilaram na noite desta terça-feira (13), na Orla do Porto, marcando o encerramento das festividades do Carnaval 2018. Com enredos contando importantes histórias da ‘cuiabania’, como a da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, seis blocos passaram pela avenida e mostraram que Cuiabá também tem samba no pé.

Este samba se iniciou na avenida pelo bloco convidado União Independente, seguido pelas apresentações oficiais do Vaidade , cantado “Cuiabá Rumo aos 300 anos, Afoxé", com a história da Umbada. Na vez dos Unidos do Araés, o samba floresceu com o enredo ‘grupo Flor Ribeirinha e São Gonçalo Beira Rio: uma história de amor, religiosidade e tradição no coração do Brasil.’ O bloco Boca Suja entrou na avenida entoando a musicalidade ‘Quem tem boca vai ao rio’, e Melados trouxe a molecagem para Orla com as alegres notas do ‘Posso ser inocente, debochado e irreverente, afinal sou riso dessa gente’. Fechando o desfile, as alas do Império de Casa Nova contaram a história de Iemanjá ‘ Odoiá Iara e Iemanjá rainha das águas'.

Para o secretário extraordinário dos 300 anos, Júnior Leite, a grandiosa festa de Carnaval não poderia ser encerrada sem a presença dos tradicionais blocos. Ele destaca que promover transformação sem manter as tradições do povo, que são os precursores neste processo, é jogar fora aqueles que ajudaram a construir a história do marco dos 300 anos.

“Uma noite tradicional, de valorização da cultura local. Uma cidade não se transforma deixando para trás suas raízes, e o nosso prefeito Emanuel Pinheiro vem resgatando muito bem isso dentro de sua gestão. Promover o nosso desvalorizando o pioneirismo, é ingratidão. Diante disso, a festividade carnavalesca só poderia se encerrar com os enredos dessas lindas histórias, envolvendo a biografia desse caloroso e receptivo, que é o cuiabano. Fechamos com chave de ouro, colocando mais uma vez, a Capital como referência no cenário de grandes eventos. Agradeço aqui, em nome do prefeito, a toda população cuiabana presente nestes cinco dias de folia”, disse Júnior.

Cada bloco desfilou pela avenida por 50 minutos, e foram analisados pela comissão julgadora em sete quesitos. Evolução, empolgação, conjunto, samba enredo, criatividade, comissão de frente (fantasiada) e enredo. O prêmio total deste ano é de R$ 180 mil, que será distribuído entre os quatro primeiros colocados, sendo que o primeiro vai levar para casa o valor de R$55 mil.

Este desfile já faz parte de nossas raízes, e colocá-lo entre as principais atrações desse Carnaval é de grande importância para nós, artistas cuiabanos. Buscamos todos os dias o reconhecimento pelo nosso trabalho, e tudo isso aqui, significa dignificar nossa luta. Creio que além de mim, os representantes dos demais grupos, estão gratos pelo empenho prestado á cultura que carregamos no peito: o samba”, pontuou o presidente do bloco Unidos do Araés, Luiz Carlos Ferreira.

Saindo da avenida e olhando em direção das arquibancadas, pudemos avistar uma morena alta, sorridente, cantando e sambado todos os enredos. Essa é a estudante de Direto, Solange Silva, 24 anos. Muito cativante, a estudante, cuiabana de coração, contou de sua paixão pela terrinha do calor e o quanto a ‘folia foi bem organizada’.

“Nasci em Minas Gerias, mas moro aqui há cinco anos. Sou encantada com a cultura local, com o povo hospitaleiro daqui, que muito lembra minha Minas. E o festeja do Carnaval não podia ser diferente, com esse calor humano dos cuiabanos. Além disso, pudemos curtir com muita alegria e seguranças essas atrações maravilhosas. Tudo com muita qualidade, o que não deixa Cuiabá ficar devendo em nada para as grandes metrópoles. Vim para estudar e por aqui tenho vontade de ficar”, expôs Solange.

Segurança - A Polícia Militar não registrou nenhuma ocorrência no último dia de Carnaval na Orla do Porto. “Fazendo um balanço dos cinco dias de folia, o evento mostrou que a população compreendeu o sentido da festa, que é levar o lazer, diversão, entretenimento, através da valorização dos pontos turísticos da Capital, com segurança, onde toda a família possa desfrutar disso. O evento não teve registro de ocorrências de grande relevância. Notamos um bom número de crianças nesses dias de festa. Isso prova que os pais realmente se sentiram seguros aqui dentro. E esse era o objetivo, que as pessoas entendam que é possível promover uma festa de Carnaval, entre outras, com diversão e ao mesmo tempo, responsabilidade,” finalizou Junior Leite.

Apuração das notas - A apuração das notas dos sete jurados para a apresentação dos blocos será logo mais, as 16 horas, na Orla, com abertura dos envelopes e divulgação dos campeões 2018.

Saideira da Orla - Além do desfile, a Prefeitura de Cuiabá contou com os shows da Saideira. Dois trios elétricos movimentaram a Orla, das 14 às 20horas, desta terça-feira, com apresentações de Anselmo e Rafael, MegaSom, Dj’s Cleyton 7 e Faisão e apresentação da Confraria do Bode do Karuá.

Praça da mandioca - A terça também foi movimentada na Praça da Mandioca. O tradicional reduto boêmio da Capital recebeu um grande público, que prestigiou o desfile dos bloquinhos, Concurso de fantasias das crianças e desfile do rei momo, matinês e shows de axé, pagode e samba. O evento teve o apoio institucional da Prefeitura de Cuiabá.





URL Fonte: https://www.toquedealerta.com.br/noticia/34197/visualizar/