Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
CULTURA
Quarta - 02 de Março de 2016 às 16:27
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 O município de Vila Bela da Santíssima Trindade (540km a oeste de Cuiabá) será a sede do Governo do Estado, todos os anos, sempre no dia 19 de março, marco da instalação da cidade como capital de Mato Grosso. A transferência simbólica da capital do Estado para Vila Bela foi oficializada na Lei nº 10.377, publicada no Diário Oficial que circula nesta quarta-feira (02.03).

Já a partir deste mês, em que a primeira programação ocorre entre os dias 18 e 19, o Estado promoverá uma série de ações comemorativas e educativas em Vila Bela da Santíssima Trindade.

As solenidades e atos oficiais realizados na data resgatarão a história da criação do município como Capital, os fatos históricos referentes aos primeiros habitantes, à colonização, às etnias, à cultura, forma de governo e criação da Capitania, riquezas, ao momento histórico nacional e às tradições.

O estados de Rondônia e Mato Grosso do Sul poderão participar do evento, inclusive em seu desenvolvimento e planejamento. A justificativa é histórica, pois Vila Bela, em 1752, tornou-se capital de Mato Grosso, cujo território à época envolvia os três estados atuais. Apenas em 1943 criou-se por lei o Território Federal do Guaporé, que mais tarde se tornaria o estado de Rondônia, separando-o de Mato Grosso.

A lei também prevê a participação dos poderes Legislativo e Judiciário e define que as despesas com a execução da programação correrão à conta do orçamento já previsto para o desenvolvimento de ações culturais, educativas e solenidades.

História do município

Durante uma expedição de Fernando e Artur Paes de Barros, no Vale do Guaporé, eles depararam com uma mata grossa, fechada, com altas árvores, quase impenetrável, que foi chamada de Mato Grosso. 

Em 1746, por Carta Régia, Dom João V determinou a fundação de uma vila na região, para servir de ponto de apoio administrativo e militar aos garimpos no Vale do Guaporé. 

Com a criação da capitania de Mato Grosso em 7 de maio de 1748 e a nomeação do primeiro Capitão General, Dom Antônio Rolim de Moura, para consolidar a posse portuguesa na região, foi fundada a cidade de Villa Bela da Santíssima Trindade em 19 de março de 1752. 

O nome do local onde foi fundada a vila, às margens do rio Guaporé era Pouso Alegre, no ponto mais ocidental do então reino português, escolhido como sede pelas condições de terreno, solo e possibilidades de defesa. A escolha do nome vinha do costume colonial de designar por “Villa” a sede municipal e expressão de admiração pelo lugar - bela. 

Ao perder a condição de capital para Cuiabá,  o município de Vila Bela passou a chamar-se Matto Grosso. A Lei Estadual nº 4.014, de 29 de novembro de 1978, devolveu a denominação antiga ao município.





URL Fonte: https://www.toquedealerta.com.br/noticia/3032/visualizar/