Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
CULTURA
Quinta - 03 de Março de 2016 às 10:20
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Cenários naturais e fauna mato-grossense ressurgem ainda mais exuberantes a partir do empenho nas cores e formas tridimensionais das obras do artista Wander Melo, que no dia 03 de março inicia a exposição Natureza Mato Grosso, no Museu de Arte, na capital. A abertura da mostra que segue até o dia 3 de abril, será às 19h.

A nova série – contemplada pelo programa de incentivo idealizado pela Secretaria de Estado de Cultura, o Circula MT - apresenta 20 telas e quatro esculturas que configuram uma celebração aos 38 anos de atuação do artista. Trata-se de um convite a um passeio pela visão singular de Wander sobre o Cerrado e o Pantanal ou ainda, a fragmentos do patrimônio material e imaterial do Estado.

“Ter sido contemplado pelo edital do Circula MT foi uma grata surpresa. É uma honra fazer parte de um programa de fomento à arte em todo Estado, agradeço a oportunidade de apresentar minha arte em outras cidades, como Barra do Garças, por exemplo, onde faço a minha primeira exposição individual”, conta.

Wander aposta em referências das manifestações culturais, como os tocadores de viola-de-cocho, dançarinas de siriri, heróis das cavalhadas de Poconé e caretas de Guiratinga. Chamam a atenção também, as esculturas que impactam o visitante não só pelo tamanho, mas principalmente pelas formas em que se apresentam.  Mesmo trabalhando com a tridimensionalidade, o artista mantém sua forma original expressiva, distorcida, alegre e aconchegante a partir de esculturas carregadas de ludicidade. 

A diretora executiva do Museu de Arte de Mato Grosso – onde começa a itinerância da exposição, Viviene Lozi, destaca que o trabalho do artista é de grande relevância porque se mostra focado em realçar a identidade cultural mato-grossense. “Com influência e referências no neoexpressionismo, Wander Melo expressa seus sentimentos e pertencimento nas paisagens culturais representadas na diversidade cultural existente aqui. É uma honra para o Museu de Arte integrar esse circuito de exposições”, declara.

Após a passagem pelo Museu de Arte de Mato Grosso, ele segue para Barra do Garças, entre os dias 20 de abril e 20 de maio, no Centro Cultural Valdon Varjão. Logo, é a vez de Rondonópolis, sua cidade de origem, receber a mostra que dentre os dias 8 de junho e 8 de julho na Galeria de Arte do Casario.





URL Fonte: https://www.toquedealerta.com.br/noticia/3016/visualizar/