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EDUCAÇÃO
Terça - 16 de Maio de 2017 às 15:22
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

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Foto: Divulgação

As intervenções nas práticas pedagógicas em sala de aula e no aprendizado do aluno, na apreensão de conhecimentos que envolvam a Matemática e a Língua Portuguesa, estão sendo tratadas no encontro dos Centros de Formação e Atualização de Profissionais da Educação Básica (Cefapros), da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc).

O evento, que reúne cerca de 200 professores-formadores das diferentes disciplinas curriculares dos 15 polos do Estado, ocorre entre esta terça-feira (16) e quinta-feira (18) no Hotel Mato Grosso Palace, em Cuiabá.

Durante a cerimônia de abertura, o secretário-adjunto de Política Educacional da Seduc, Edinaldo Gomes de Sousa, lembrou que o encontro é mais uma vertente do eixo Ensino do Programa Pró-Escolas - que tem a finalidade de promover ações e investimentos para melhorar a estrutura das escolas estaduais e a qualidade do ensino público de Mato Grosso.

“Os profissionais que estão aqui são responsáveis pela formação continuada nas escolas e estão diretamente ligados aos professores em sala de aula. São eles que estarão dialogando, ao longo deste ano, sobre as metodologias e didáticas da Língua Portuguesa, da Matemática e da alfabetização, visando a melhoria da qualidade do ensino e também garantindo o melhor desempenho das avaliações externas de 2017”, ressaltou Edinaldo Gomes.

De acordo com ele, é um evento de muita importância para aquilo que o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Maro Marrafon, definiu, que é desenvolver ações que reflitam na melhoria da qualidade do ensino em Mato Grosso.

“Como existe uma certa deficiência na formação inicial dos educadores, já que a academia ainda não prepara adequadamente os profissionais para atuar em sala de aula, os formadores vêm suprir essa carência, dando formações pontuais, com foco na proficiência dos estudantes”, garantiu o secretário-adjunto, lembrando que essa ação chegará aos mais de 22 mil professores da rede estadual de ensino, por meio das salas do educador, das formações pontuais e dos simpósios que os Cefapros realizam.

A superintende de Formação Profissional da Seduc, Adriana Tomasoni, destacou que a proposta é organizar planos de ações formativas interdisciplinares, que deverão envolver todas as disciplinas curriculares para otimizar o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades exigidos pelas avaliações escolares e exames de proficiências (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB).

“A educação, não só de Mato Grosso, mas também do Brasil, precisa mudar. Professores, diretores e gestores não são culpados pelo momento em que vivemos, mas somos responsáveis pela educação, porque somos nós que a fazemos. Neste aspecto, temos a certeza de que a formação continuada é um dos elementos imprescindíveis para a mudança deste cenário. Por isso, a Seduc tem a convicção de que precisamos chegar ao chão da escola e estamos colocando os Cefapros, novamente, como protagonistas deste processo”, mencionou Tomasoni.


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  1. Encontro reúne mais de 200 professores-formadores em Cuiabá 1




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