Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
CULTURA
Terça - 22 de Março de 2016 às 11:58
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


O Comadança inicia a temporada de circulação pelo Estado e Barra do Bugres é o primeiro município a receber os espetáculos Sýmbolon e Tenho Flores nos Pés. Dedicado à dança contemporânea, o grupo propõe uma imersão na natureza em o que o corpo se confunde a ela e os movimentos corporais a representam de modo orgânico.

Sýmbolon – Pousei na mangueira e o bem-te-vi não me reconheceu será encenado nesta terça-feira (22), às 19 horas, no pátio da Unemat. Já Tenho Flores nos Pés, é apresentado no dia 23, às 20 horas, no auditório da universidade. Este último, com classificação indicativa de 16 anos.  

O grupo tem se dedicado a esmiuçar a iconografia mato-grossense, de modo mais marcante, em Sýmbolon. Este, revela um universo com ares de fábula em que o tuiuiú, ave-símbolo do Pantanal mato-grossense é a figura que exalta a fauna regional. Dois pássaros escolhem a cidade para morar, alugam uma quitinete e circulam para interagir, sentir, conhecer e se reconhecer no espaço coletivo. O tempo real escancara suas emoções e reações abrindo o jogo cênico da dança.

De acordo com o diretor da companhia, Clodoaldo Arruda, o espetáculo de dança contemporânea encenado em espaço aberto, se apropria de várias linguagens artísticas, tais quais a dança, teatro, intervenção urbana e land art. “São recursos para exalar reflexões e possíveis questionamentos sobre quais são as importâncias diante de uma aceleração progressiva, mais com demandas ainda gritantes”, explica, sobre as questões relativas à consciência ambiental também levantadas na obra.

Em Tenho flores nos pés, a dramaturgia é explorada ao máximo. De uma aldeia imaginária partem dois seres que precisam deixar o território de proteção para explorar novos espaços. O cenário composto de tecidos sobrepostos, ora iluminados para receber a sombra dos bailarinos e seus movimentos, ora utilizado para refletir imagens de várias aldeias representadas por fotografias, idealizam uma demarcação histórica entre o real e o imaginário.

No dia 24, o Comadança se dedica também, à multiplicação do conhecimento com a realização da oficina Corpo Presente. Nesta, apresentam dinâmicas corporais e diferentes técnicas de dança e do teatro.

Vale ressaltar, o projeto foi contemplado pelo edital da Secretaria de Estado de Cultura, Circula MT e sendo assim, todas as ações são gratuitas. 

De acordo com o bailarino Vinícius dos Santos, a aprovação do projeto de circulação proporciona a expansão do trabalho e das pesquisas que o grupo idealiza no campo da dança contemporânea. “Não queremos apenas apresentar um produtor artístico, mas despertar algo no público, efervescer o lugar onde estamos. Foi o interesse pelo corpo e sua interação com a natureza que foram determinantes na escolha das cidades por onde passaremos”, conta. Além de Barra do Bugres, eles se apresentam em Cáceres e Alta Floresta. Integram ainda a companhia, Alexandre Cruz e Watila Fernando. 




URL Fonte: https://www.toquedealerta.com.br/noticia/2549/visualizar/