Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sexta - 28 de Outubro de 2016 às 06:44
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


Foto SECOM/VG

A prefeita Lucimar Sacre de Campos e o Secretário Municipal de Saúde Luis Soares, estiveram presentes na tarde de quinta-feira( 27), no encerramento da capacitação de planejamento das ações e serviços de Saúde que serão executados no ano de 2017 em Várzea Grande. O evento faz parte da fase final de reestruturação e adequação do plano que serve de base para a Lei Orçamentária Anual de 2017, orçada em R$ 144 milhões e que prevê execuções de ações nas Atenções de Saúde Básica, Secundária e Terciária . A oficina “Avançar o SUS em Várzea Grande”, ocorreu no Centro Universitário de Várzea Grande.

Cerca de 80 servidores participaram da oficina, de todos os níveis de Atenção para a apresentação de resultados, metas, desafios e ações que serão implantadas em 2017, para fortalecer e estruturar a Rede de Serviços .

A prefeita Lucimar Campos agradeceu a presença de todos os servidores e a participação de cada um nos avanços já conquistados pela Saúde de Várzea Grande. “Hoje entramos na fase da reestruturação dos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), para o ano de 2017. Os desafios começam na Atenção Básica, porque quando existe de fato a promoção de uma saúde básica de qualidade à população, os reflexos são sentidos diretamente na assistência secundária e terciária que tendem a diminuir quando o cidadão cuida da sua saúde. Considerando as dimensões econômicas das políticas sociais temos que pensar também nos investimentos. Hoje a Administração Pública Municipal aplica 25.45% nas ações e serviços da Saúde sendo que o percentual constitucional é de no mínimo 15%”, disse a prefeita.

A Gestora aproveitou também para reafirmar o compromisso de proporcionar a população de Várzea Grande nos próximos quatro anos, uma saúde pública humanizada e sem os gargalos deixados por ex gestores. “Não cruzamos os braços e partimos a princípio das ações consideradas fundamentais. Organizamos as compras dos insumos de saúde e medicamentos, além de equipamentos necessários e de alta tecnologia. Reconstruímos unidades de saúde e estamos reformando o Hospital e Pronto Socorro, na garantia de melhores condições de trabalho.Agora estamos focados na reorganização da Rede de Serviços o que permitirá atender melhor a população”, ressaltou.

No treinamento foi discutido o planejamento da rede de Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e ações que serão executadas em consonância com a Lei Orçamentária, a fim de melhorar a oferta de serviços buscar soluções para os problemas e as demandas. Os representantes de cada Atenção apresentaram a prefeita os planos e projetos a serem executados no próximo ano na pasta.

O secretário Luiz Soares ressaltou a importância e compromisso de todos para com o Sistema Único de Saúde em Várzea Grande e também para o papel de cada um no salto de qualidade que a Saúde Pública obteve neste ano. “A Saúde precisa que a gestão continua com o pulso firme que sempre teve, acompanhando de perto o desempenho dos servidores, e buscando cada vez mais condições de trabalho.

Com a implantação da Política de Humanização em todos os níveis de atenções, podemos chegar no SUS que queremos.O Sistema está em constante organização e reorganização por isso temos que acompanhar e evoluir administrativamente para que o cidadão na ponta seja atendido pelo serviço que necessita”, disse o Secretário.

“Desde 2014 o Município vem implementando ações no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), estamos nesse processo e vamos avançar mais em 2017 com uma série de ações”, ressaltou logo na abertura do treinamento o Superintendente de Atenção Básica de Saúde, Geovane Renfro da Silva, que também é o presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Participaram da Oficina representantes do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande, da Superintendência de Atenção Básica e Saúde Bucal, Superintendência de Atenção Secundaria, Superintendência da Vigilância em Saúde, Gestão de Pessoas, Ouvidoria de Gestão do SUS, Superintendência de Obras, Projetos e Planejamento, Superintendência de Controle, Avaliação e Regulação.

Os servidores apresentaram dados de atendimentos, citaram os desafios diários e as metas previstas para 2017 bem como as estratégias que podem ser adotadas para avançar e ampliar os serviços e coberturas em todas as áreas da saúde de Várzea Grande. Entre eles, as diretrizes para 2017 na Atenção Secundária, o plano operativo para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ipase, para a Saúde Mental, para o Pronto-Socorro, para o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e demais unidades de saúde do Município.

Também foi debatido o papel do conselho Municipal de Saúde e apresentadas as ações de gestão executadas pela Secretaria Saúde de Várzea Grande e Cadim. Ao final foi feita a apresentação de propostas de construção do Plano Municipal de Saúde 2018-2021.





URL Fonte: https://www.toquedealerta.com.br/noticia/25048/visualizar/