Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
CULTURA
Quarta - 07 de Abril de 2010 às 14:42
Por: Bruno Saviotti

    Imprimir


Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Delegacia Federal do MDA no Mato Grosso entregam, nesta sexta-feira, 9, mais 15 bibliotecas para comunidades rurais. A ação será no município de Gaúcha do Norte.

O município fica no norte do Estado (mil quilômetros de Cuiabá), cortando o Parque Nacional do Xingu, e ocupa aproximadamente 50% da área do parque. Maior reserva indígena do mundo, o território abriga mais de dez etnias, com aldeias de destaque como a Aweti, Kuikuro, Waurá e Kamayurá.  Agora, com a chegada das bibliotecas rurais, as comunidades locais terão mais facilidade de acesso aos livros.

A entrega das bibliotecas e a capacitação dos agentes de leitura começam às 14h, na Câmara Municipal de Gaúcha do Norte. Durante a ação, serão capacitados 30 moradores das comunidades como agentes de leitura, dois para cada biblioteca. Os agentes são indicados pelas próprias comunidades, em consulta popular, e são voluntários que ficarão responsáveis pelas bibliotecas. No treinamento, eles aprendem técnicas de incentivo à leitura, de empréstimo de livros e também de ampliação dos acervos.

A prefeitura fabricou as arcas que se transformam em bibliotecas com os livros doados por todos os parceiros do MDA, principalmente o FNDE, que garante grande parte dos livros de literatura.

No Mato Grosso, o Programa Arca das Letras está presente em 47 municípios com 177 bibliotecas rurais, com mais de 36 mil livros distribuídos. Os agentes de leitura no estado somam 334 e, juntos, prestam serviços voluntários a mais de 20 mil famílias usuárias das bibliotecas.  

Sobre a Arca das Letras


Criado pelo MDA em 2003, o Arca das Letras já implantou em todo o País mais de sete mil bibliotecas rurais. Até agora, o número de livros distribuídos passa de 1,8 milhão, beneficiando mais de 790 mil famílias residentes no campo.

A administração das bibliotecas é feita por cerca de 14 mil agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades e valorizar a cultura no meio rural. As bibliotecas são instaladas na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca funcionará e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura. Os acervos contêm livros nas áreas de literatura infantil, para jovens e adultos, de saúde, agricultura, meio ambiente e livros didáticos para pesquisa escolar.





URL Fonte: https://www.toquedealerta.com.br/noticia/23860/visualizar/