Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
CULTURA
Sexta - 01 de Abril de 2016 às 11:36
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Na manhã deste domingo (3), a partir das 06h, a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) realizará, no distrito do Coxipó do Ouro, o evento Redescobrindo o Coxipó do Ouro – rumo aos 300 anos.

A programação começa com alvorada festiva, após a qual o povo sairá em procissão para assistir missa campal em alusão aos 295 anos da primeira celebração cristã em território mato-grossense, realizada em  21 de fevereiro de 1721 pelo padre Jerônimo Botelho, do Hábito de São Pedro – à época, lá  também foi edificada a primeira igreja em Mato Grosso, a de Nossa Senhora da Penha de França.

Depois das celebrações religiosas, será realizada sessão especial, sob a direção do deputado Guilherme Maluf (PSDB), presidente do Legislativo estadual.

A iniciativa da Casa visa inserir o distrito no roteiro turístico de Mato Grosso – tanto em razão das belezas naturais, quanto do valor histórico – e despertar a atenção das autoridades e gestores públicos para a região. As necessidades são muitas, desde questões ambientais a sinal de internet, asfalto, escolas, entre tantas outras demandas sociais.

A participação da Prefeitura de Cuiabá e do governo estadual – cujo líder no Parlamento, deputado Wilson Santos (PSDB), empenhou-se para garantir participação do secretariado - é bastante aguardada pelos moradores.

Também haverá prestação de serviços à comunidade – em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) -, tais emissão de documentos, atendimento da Defensoria Pública e Procon, corte de cabelos, entre outros. Artistas regionais irão abrilhantar as comemorações, no encerramento.

RIQUEZA HISTÓRICA

Embora seja o rio Cuiabá a emprestar o nome à capital mato-grossense, foi às margens do Coxipó que se iniciou a povoação do núcleo urbano que originaria a cidade.

A jusante, onde hoje fica o bairro São Gonçalo Beira Rio, o bandeirante português Manoel de Campos Bicudo estabeleceu o primeiro povoado, em fins do século 17 – mas isso é outra história. Bicudo ensinou o caminho ao filho, Antonio Pires de Campos e este, por sua vez, a Pascoal Moreira Cabral – todos apresadores de índios.

Naquela mesma região, a bandeira de Moreira Cabral foi emboscada pela tribo dos Coxiponé - que o forçou a subir o curso d’água, após renhido combate no qual foram mortos cinco bandeirantes e feridos outros catorze.

Rio acima, Pascoal Moreira Cabral descobriu ouro e, aos 8 de abril de 1719, fundou o “Arraial da Forquilha” – denominação referente ao encontro com o rio Mutuca -, atual distrito do Coxipó do Ouro. A povoação foi elevada a tal categoria já no século passado, sob Júlio Strubing Müller frente à Interventoria Federal em Mato Grosso, por meio do Decreto-Lei nº 123, publicado aos 10 de janeiro de 1938. 




URL Fonte: https://www.toquedealerta.com.br/noticia/2331/visualizar/