Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 30 de Junho de 2010 às 17:29
Por: Alecy Pereira Alves

    Imprimir


Prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo
Prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, e a presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), professora Edvair Pereira Alves, empossam 10 novos Conselheiros Tutelares nos Conselhos dos bairros CPA e Planalto, cinco em cada unidade. A posse acontecerá nesta quinta-feira, às 17 horas no auditório da Secretaria Municipal de Educação(SME), que fica na rua Diogo Domingos Ferreira, bairro Bandeirantes.
 
Os conselheiros foram escolhidos este ano pelos eleitores que moram nos bairros de abrangências desses conselhos, por meio do voto direto pelo sistema de urna eletrônica. O mandato será de três anos, com direito a concorrer a uma reeleição. Além de empossar os eleitos, 10 suplentes serão certificados, cinco em cada conselho. Já os conselheiros que estão deixando o cargo serão homenageados com um agradecimento formal pelo empenho e dedicação em defesa dos direitos das crianças e adolescentes de Cuiabá.
 
Até chegar esse momento da posse, os novos conselheiros passaram por curso de formação na escola de conselheiros, criada pelo ministério público estadual, por exame psicotécnico e pelo estágio prático, ou seja, o acompanharam os atendimentos das famílias, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência e outras formas de violação de direitos. Também participaram de reunião com a presidente do CMDCA, pedagoga Edvair, de quem ouviram ensinamentos sobre a importância e responsabilidades do cargo.
 
Especialista em educação infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT) com experiência de mais de 20 anos de atuação em sala de aula na rede municipal de Educação de Cuiabá, Edvair observa que para uma atuação mais eficiente é preciso que todos os conselheiros conheçam o estatuto da criança e do adolescente(eca), o fundo criança(instrumento de arrecadação de recursos para as ações de proteção e defesa dos direitos), assim como os projetos, programas e ações voltadas às crianças e adolescentes, sejam públicas ou privadas.





URL Fonte: https://www.toquedealerta.com.br/noticia/23140/visualizar/