Encontro técnico reúne extensionistas da Empaer em Barra do Garças
Começou na segunda-feira (11.04), em Barra do Garças, o Encontro Técnico de Extensionistas Sociais da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Durante o encontro será realizada a oficina de aperfeiçoamento em artesanato com enfoque em turismo rural. O evento conta com a participação de 32 extensionistas e tem encerramento previsto no dia 15 de abril (sexta-feira).
Na abertura, o presidente da Empaer Layr Mota, destacou a importância da capacitação técnica e reconheceu que o papel da extensionista é de um agente de desenvolvimento que leva informação e tecnologia para as famílias rurais. O presidente esclarecue que a empresa não pode perder a sua capacidade técnica, precisa manter o quadro de funcionários motivados para atender o produtor rural. “É importante a capacitação técnica e a integração do grupo com a finalidade de realizar um bom trabalho nas comunidades rurais”, enfatiza Layr.
A gerente de Programas e Projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Denise Ávila Guterres, informou que o encontro discute a organização, planejamento de trabalho, integração e intercâmbio de experiências. Ela explica que durante os quatro dias, o grupo se reúne para elaboração de materiais técnicos que serão levados para as comunidades rurais, bem como a elaboração do calendário de eventos de 2016.
Conforme Ávila, o trabalho do extensionista social é levar informações para os produtores rurais desde a fabricação de um queijo até a montagem de fossas sépticas na propriedade. “Os extensionistas são responsáveis na execução de cursos de Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos, curso técnicos, palestras voltadas para a melhoria da qualidade de vida, encontro de mulheres e outros”, comenta.