Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Sábado - 26 de Fevereiro de 2011 às 07:33
Por: THIAGO ALMEIDA

    Imprimir


Marcos Negrini/Secom-MT
Governador Silval Barbosa recebe visita do deputado federal Valtenir Pereira e do Sec. Des. do Centro-Oeste
Governador Silval Barbosa recebe visita do deputado federal Valtenir Pereira e do Sec. Des. do Centro-Oeste

O governador Silval Barbosa recebeu na sexta-feira (25.02) o secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste, do Ministério da Integração Nacional, Marcelo Dourado, e o deputado federal Valtenir Pereira. A reunião, segundo o secretário, marca o início de um trabalho em parceria entre os Governos Estadual e Federal para o plano de erradicação da miséria absoluta, da presidenta Dilma Roussef.

Durante a reunião, o secretário Marcelo Dourado apresentou a Silval Barbosa o trabalho já desenvolvido pelo Ministério, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste. “Já fizemos visitas aos principais polos da região Norte e Sul do Estado – Sinop e Rondonópolis, respectivamente – e conversamos com mais de 70 prefeitos para fazer um diagnóstico da situação na qual o Estado se encontra. Nossa proposta é tomarmos conhecimento dos gargalos para sabermos o melhor caminho a ser tomado”, afirmou.

De acordo com Dourado, alguns assuntos já são prioridade para o Ministério. “Temos que concluir os 70 km da MT-471, a Rodovia do Peixe em Rondonópolis. Outra questão é a dos moradores ribeirinhos ao córrego Gumitá, em Cuiabá, que hoje vivem em situação de risco e a segurança na faixa de fronteira entre o Brasil e a Bolívia”, destacou.

Para a questão de inclusão social e estrutural, além do fomento ao médio e pequeno empresário, Marcelo Dourado anunciou recursos em linhas de investimentos e outros incentivos. Para 2011, já estão disponíveis pelo Fundo de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), destinado para iniciativas privadas, o montante de 1,3 bilhão apenas para Mato Grosso. A ideia é a ampliação do empresariado, gerando emprego e renda para a população. Para o Centro-Oeste, apenas de emendas, planos de ação, e percentual constitucional para irrigação, já estão previstos 550 milhões ainda este ano.

O secretário anunciou ainda para 2012 a criação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, vinculada à Secretaria, e a proposta do Governo Federal para a criação do Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste. “Este segundo assunto ainda é delicado, mas continuaremos estudando a implantação”, declarou.

Segundo o deputado Valtenir Pereira, a reunião foi produtiva. “Apresentamos as questões ao governador que se posicionou de maneira aberta para solucionar essas questões”. Para o secretário Marcelo Dourado, o trabalho de parceria entre as esferas Estadual e Federal é promissor. “Silval Barbosa se prontificou a trabalhar em conjunto com o Governo Federal, dando o apoio necessário e se colocando à disposição para a melhoria do Estado”, concluiu.





Fonte: Secom-MT

URL Fonte: https://www.toquedealerta.com.br/noticia/20801/visualizar/