Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
ESPORTES
Terça - 29 de Março de 2011 às 14:15
Por: Caroline Aguiar* - Brasília

    Imprimir


Foto: Arquivo
Silva tem que apresentar relatório trimestral sobre obras da Copa
Silva tem que apresentar relatório trimestral sobre obras da Copa
O ministro do esporte, Orlando Silva, participou nesta terça-feira (29) pela manhã da abertura de audiência pública realizada em Brasília sobre as obras da Copa de 2014. Ele aproveitou para criticar novamente as declarações do presidente da Fifa, Josef Blatter, de que o Brasil está mais atrasado que a África do Sul nos preparativos para o Mundial.

Mas também alertou que 70% das obras de infraestrutura devem começar ainda em 2011 sob risco de não serem entregues a tempo.

“O cronograma deve ser seguido à risca. 70% das obras devem começar ainda este ano ou não conseguiremos finalizá-las a tempo”, alertou.

“A população é muito ansiosa. A Fifa deve estar se referindo aos estádios (em suas críticas), mas já temos obras em 10 deles e os outros dois devem começar em abril. Tenho confiança de que o problema será contornado mês que vem.”

De acordo com o ministro, um dos entraves para o início das obras foi a falta de projeto das cidades-sede durante a fase de candidatura para o Mundial.

“Quando o Brasil foi escolhido, rodamos as cidades, mas elas não tinham sequer os projetos de mobilidade. Esse foi um período de planejamento e elaboração de projetos. Por isso ninguém vê obras acontecendo.”

Silva relatou a preocupação da presidente Dilma Rousseff em relação ao cronograma de obras e afirmou que ela convocará os governantes das cidades-sede para cobrar que as iniciativas sejam tomadas o quanto antes.

A presidente cobrou do Ministério do Esporte um relatório trimestral sobre o andamento dos preparativos para a Copa. O primeiro levantamento foi entregue em fevereiro. O próximo deve sair em maio e ser apresentado em evento público.

Aeroportos
Silva ainda ressaltou que a criação da Secretaria de Aviação Civil, anunciada por Dilma Rousseff na semana passada, é uma forma de solucionar os problemas dos aeroportos. O setor é apontado como o mais problemático na preparação brasileira. Para ele, a abertura do setor anunciada por Dilma dará mais agilidade às reformas e ampliações.

Levantamento do Portal 2014 aponta que oito dos 13 aeroportos do Mundial terão obras apenas no próximo ano.

Presente ao evento, o vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, voltou a pedir a abertura da Copa em Brasília. A capital concorre com Belo Horizonte, São Paulo e Salvador pela estreia do evento.

Silva desconversou. “A decisão cabe à Fifa. Quando a entidade achar que a hora é certa vai anunciar o palco da abertura.

Em Brasília, a decisão coloca em jogo a ampliação do estádio Mané Garrincha, já que o governo diz que construirá uma estrutura menor que a projetada para 72 mil pessoas caso a cidade seja preterida.

Fiscalização
Nem mesmo os tribunais de contas escaparam do fogo. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) fez críticas duras ao modo como os órgãos vêm fiscalizando as obras de estádios e infraestrutura para o Mundial.

“Os tribunais de contas têm que parar de acompanhar as obras da Copa pela imprensa. A fiscalização deveria ser feita nas cidades, e não pelo que sai nos jornais.”

A audiência pública realizada em Brasília foi a primeira de um ciclo que irá percorrer as 12 cidades-sede da Copa. O evento é promovido pelo Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e pelos Creas (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). 






URL Fonte: https://www.toquedealerta.com.br/noticia/20428/visualizar/