Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
CULTURA
Segunda - 31 de Outubro de 2011 às 12:38

    Imprimir


Guilherme Filho/Secom-MT
Governador Silval Barbosa participa do encerramento do Festival de Siriri e Cururu, em Cuiabá
Governador Silval Barbosa participa do encerramento do Festival de Siriri e Cururu, em Cuiabá

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, prestigiou na noite de domingo (30.10) um espetáculo de luzes, cores, sons e religiosidade no 10º Festival Cururu Siriri “Entre Fitas e Chitas”. Os três dias de evento ocorreram no Parque de Exposições de Cuiabá e contou com apresentações de 28 grupos de siriri e quatro de cururu.

Silval Barbosa destacou a importância do apoio que o Governo de Mato Grosso ofereceu ao festival, já que as danças típicas são uma forma de divulgar a cultura do Estado. “A cada edição o festival ganha mais sucesso. O festival, com a participação das crianças, ajuda a manter a cultura. Parabéns a toda comissão organizadora”, afirmou.

As saias coloridas das dançarinas e as tradicionais violas de choco deram o tom da festa, que reuniu cerca de 40 mil pessoas nos três dias de evento, conforme a comissão organizadora. Ao todo, Mato Grosso possui 48 grupos de siriri e cururu, que envolve sete mil pessoas de forma direta e outras oito mil de forma indireta, de acordo com a presidente da Federação Mato-Grossense de Siriri e Cururu, Tezezinha Quilombola.

O maior desafio do grupo, segundo a presidente, é conseguir formar grupos de danças típicas no interior do Estado. “Por isso temos pontos de cultura para incentivar a tradição e multiplicar a inserção do siriri e cururu”, afirmou.

O secretário adjunto de Cultura de Mato Grosso, Oscemário Daltro, lembrou da importância da presença do Estado em um evento como este. “É a valorização da cultura. O governo veio apoiar e prestigiar este evento para que tenha mais dimensão”, disse.

Os grupos de blocos de samba também marcaram presença para apoiar a cultura local. “Nós estamos unidos para levar e cuidar da cultura popular. Afinal, a união de samba, lambadão, cururu e siriri, formam a cultura do Estado”, afirmou a presidente das associações dos blocos de samba de Mato Grosso, Clenance Saldanha, mais conhecida como Pretinha.

Animadas e vestidas com fitas e chitas coloridas, crianças e adolescentes também encantaram o público ao participarem das danças tradicionais. Totó Bodega e Comadre Pitu, personagens típicos da cuiabania, comandaram a entrada dos grupos na arena e animaram o público nos intervalos das apresentações, contando piadas e “causos” bem cuiabanos.

Também participaram do encerramento do festival o o secretário de Comunicação Social de Mato Grosso, Osmar de Carvalho, o secretário de Cultura de Cuiabá, Luiz Poção e o prefeito de Santo Antônio do Leveger, Hugo Padilha.





Fonte: Secom-MT

URL Fonte: https://www.toquedealerta.com.br/noticia/18440/visualizar/