Toque de Alerta - www.toquedealerta.com.br
CULTURA
Quarta - 02 de Maio de 2012 às 11:31

    Imprimir


A partir de 07 de maio, Cuiabá irá contar com uma programação cultural permanente na  Casa do Parque,  o primeiro espaço cultural privado voltado  ao público que deseja ler livros, escutar música, apreciar obras de arte, curtir uma boa conversa no café e até mesmo participar de sessões de projeções especiais.

Localizada próxima a entrada lateral do Parque Estadual Mãe Bonifácia, a Casa do Parque possui 290 metros quadrados com biblioteca, auditório com capacidade para 70 pessoas, café bar, ambiente para exposições e eventos musicais.  Em uma área aberta, está criado o Espaço Juriti, uma homenagem ao palhaço interpretado pelo ator Guarim Gonçalves que durante os anos 40 foi uma das grandes atrações do Circo Teatro Rosário, do qual era dono e vem a ser avô de Flávia Salem, idealizadora da Casa do Parque.

Flávia explica que a proposta é proporcionar o incentivo e a difusão de manifestações artístico-intelectuais, promovendo e divulgando a produção cultural como uma ferramenta essencial à construção da identidade de Mato Grosso e do Brasil. “É um espaço que visa a formação de platéias através da programação que estaremos oferecendo, em grande parte gratuita. Desta forma, estaremos contemplando o que há de mais carente na capital e em Mato Grosso como um todo, que é cultura. A Casa do Parque é literalmente um projeto “para todos” e vem para agregar, diz.

Concebido pelo arquiteto Edmilson Eid, a Casa do Parque é um ambiente bem arejado e estruturado para abrigar eventos rotativos e privados. “O projeto teve como origem uma casa antiga e simples, mas muito bem localizada, onde as pessoas que visitam o parque Mãe Bonifácia podem entrar e ter acesso a programação cultural, reunir amigos e participar também dos eventos comerciais. È um espaço que faltava em Cuiabá.”, disse o arquiteto.

No lançamento da Casa do Parque, o público poderá contar com a exposição de obras de arte idealizada pelo curador e artista plástico Jonas Barros. “Estaremos apresentando obras recentes com diversidade de temas e suportes, criadas por Gervane de Paula, Benedito Nunes, Carlos Lopez, Elias de Paula e Roberto Nunes. Quem mais vai ganhar com esse espaço é a população, que infelizmente não pode contar com uma programação permanente do que existe hoje na esfera pública”, comenta o curador que também terá irá expor seu trabalho na mostra.

A Casa do Parque abrirá suas portas repleta de “Amigos da Casa”,  empresas parceiras do projeto: Vidraçaria Guaporé, Marmoraria Itália, Todeschini Goiabeiras, Empório do Arquitecto e Móveis Sierra.

O projeto visa fomentar novos talentos da arte e cultura como um todo. Flavia Salem adianta que a Casa do Parque estará recebendo projetos que serão apreciados pelo conselho da Casa e, se aprovados receberão todo o suporte para captação, realização e divulgação dos mesmos. O horário de funcionamento da Casa do Parque  é das 11h as 21h. Mais informações: 3365.4789






URL Fonte: https://www.toquedealerta.com.br/noticia/17065/visualizar/