Notícias
GERAL Virginia Mendes destaca avanços e cobra punições mais severas contra feminicídio
Na data que marca o Dia Internacional da Mulher (08.3), a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, idealizadora do programa SER Família Mulher, à frente das ações em defesa da mulher, destacou as conquistas do programa, que atualmente conta com 573 mulheres sob medida protetiva, além das ações contínuas por meio da Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, que já capacitou profissionais socioassistenciais em 15 Regiões Integradas de Segurança Pública, abrangendo 13 municípios.
Virginia Mendes também ressaltou a importância da data como um momento de reflexão sobre os desafios que ainda precisam ser enfrentados para garantir mais segurança e autonomia para as mulheres.
POLÍCIA Relatório revela que maioria das vítimas de feminicídio era mãe e foi morta no lar
A Polícia Civil identificou que 83% dos casos de feminicídio registrados em 2024 aconteceram dentro do ambiente doméstico. O dado consta do relatório "Mortes Violentas de Mulheres e Meninas em Mato Grosso por razões de gênero 2024", produzido pelo quinto ano seguido pela Diretoria de Inteligência.
POLÍCIA Força Tática prende trio com 170 tabletes de cocaína em Tangará da Serra
Policiais militares da Força Tática do 7º Comando Regional prenderam três homens, de 32 e 37 anos, por tráfico ilícito de drogas e receptação, na manhã deste sábado (08.3), em Tangará da Serra. Com os suspeitos foram encontrados 170 tabletes de pasta base de cocaína.
SAÚDE Anvisa aprova primeira insulina semanal para tratar diabetes 1 e 2
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a primeira insulina semanal do mundo para o tratamento de pacientes adultos com diabetes tipo 1 e 2 no Brasil. Trata-se da medicação Awiqli, produzida pela farmacêutica Novo Nordisk. Apesar da aprovação, não há data prevista para lançamento no país.
POLÍCIA Segurança reforçada reduz crimes e acidentes no Carnaval 2025 em Mato Grosso
As ocorrências de crimes apresentaram redução significativa neste período de Carnaval em Mato Grosso em comparação com o mesmo período festivo do ano passado, conforme dados da Superintendência do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Os números foram divulgados nesta quinta-feira (6.3).
Entre 28 de fevereiro e 04 de março de 2025, foram registrados cinco homicídios, uma redução de 50% em relação ao Carnaval do ano anterior (entre 9 e 13 de fevereiro), que teve dez ocorrências. Não houve registro de feminicídio neste ano, enquanto, em 2024, foi contabilizado um caso.
ECONOMIA Governo zera tarifa de importação de 9 alimentos para reduzir preços
Como alternativa para segurar a inflação dos alimentos, o governo decidiu zerar o Imposto de Importação de nove tipos de comida, conforme anunciou nesta noite o vice-presidente Geraldo Alckmin. As medidas foram divulgadas após uma série de reuniões ao longo desta quinta-feira (6).
RODOVIAS PRF encerra Operação Carnaval com redução de mortos e feridos
Ao longo dos seis dias de Operação Carnaval, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou redução no número de mortos e feridos e também de sinistros de trânsito quando comparados ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (6) na sede da corporação, em Brasília.
POLÍCIA Banco Central muda regras do Pix para garantir mais segurança
O Banco Central (BC) alterou o regulamento do Pix para excluir chaves de pessoas e de empresas cuja situação não esteja regular na Receita Federal. Segundo a autoridade monetária, a medida visa aprimorar a segurança das transações e impedir a aplicação de golpes via Pix, utilizando nomes diferentes daqueles armazenados na base de dados da Receita Federal.
POLÍCIA Operação Office Crimes: Polícia Civil prende suspeitos da morte do advogado Renato Nery
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá (DHPP), deflagrou, nesta quinta-feira (6.3), mais uma fase da Operação Office Crimes - A Outra Face, que apura o homicídio do advogado Renato Gomes Nery.
SEGURANÇA Vigia Mais MT ajuda a recuperar 146 veículos e impõe prejuízo milionário as facções criminosas
O programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), auxiliou na recuperação de 146 veículos, incluindo motocicletas, automóveis e caminhonetes, em 12 meses. A ação resultou em um prejuízo de R$ 7,7 milhões para facções criminosas envolvidos com roubos e furtos de veículos.